Museu Da Música Promove Concertos Gratuitos Com Instrumentos Históricos

hugoO Museu da Música, em Lisboa, apresenta amanhã, pelas 18h00, o concerto de Hugo Sanches na tiorba Matheus Buchenberg, inserido no Ciclo um Músico um Mecenas, com entrada livre.

A acompanhar Hugo Sanches vai estar a soprano Manuela Lopes e o flautista Pedro Sousa Silva, num recital com repertório barroco.

A estrela do concerto vai ser a tiorba Buchenberg, construída em Roma em 1608, e que foi restaurada em 2014 patrocinado pelo tiorbista amador Agostinho da Silva, peloconstrutor e restaurador de cordofones Orlando Trindade, com atelier nas Caldas da Rainha.

A tiorba, que vai poder ser vista e ouvida amanhã, foi construída pelo alemão Matheus Buchenberg, em Roma, no século XVII, tendo sido adquirida em 1903, por Alfredo Keil, colecionador de uma grande parte do espólio que posteriormente constituiu o acervo do Museu da Música, tendo em 1931, integrado a colecção do Museu do Conservatório Nacional, que mais tarde viria a dar origem à do Museu da Música.

A tiorba apresenta representações iconográficas de grande interesse, apresenta três rosáceas no tampo, dispostas de forma a traçar um triângulo: duas delas são ao gosto do Renascimento italiano com motivos geométricos; a terceira, com um diâmetro menor, apresenta uma águia bicéfala de asas abertas e ambas as cabeças, para além de estarem coroadas, possuem auréolas.

Texto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.