Museu da Marioneta recebe Festival Rotas de Polichinelo

rotas_polichineloDecorre entre 4 de julho e 28 de setembro, no Museu da Marioneta em Lisboa, o Festival Rotas de Polichinelo.

O evento traz ao público português a grande família, da qual faz parte o nacional Dom Roberto, os seus congéneres europeus e a história deste teatro de marionetas, através de uma exposição, uma série de espetáculos e do lançamento de um livro.

A exposição Rotas de Polichinelo inaugura a 3 de julho e dá a conhecer este tipo de marionetas nascido em Nápoles, durante o Renascimento, e que não tardou a estender-se a outras cidades europeias, assimilando culturas e tradições. A mostra, inicialmente apresentada no Centro Internacional de Marionetas de Tolosa, tem por base o trabalho de pesquisa realizado por Toni Rumbau e conta já com alguns Polichinelos cedidos pelo museu lisboeta.

No âmbito do festival, mais precisamente da exposição, será lançada a edição portuguesa de Rotas de Polichinelo – Marionetas e cidades da Europa, livro da autoria de Toni Rumbau que constitui um contributo essencial para o estudo e divulgação da alma e da história desta tradição do Velho Continente.

Já os espetáculos, esses acontecem durante os fins de semana de julho e no primeiro de agosto. O ciclo arranca com duas grandes Maratonas de Robertos, por vários bonecreiros nacionais, que decorrem a 5 e 6 de julho, a partir das 14h30, nos Jardins da Estrela e de Belém (Vieira Portuense).

Nos fins de semana seguintes, às sextas e sábados à noite, serão os claustros do Museu da Marioneta a animar-se com estas sessões, a partir das 21h30. Do programa fazem parte peças oriundas de diferentes partes da Europa, que mostram o Pulcinella italiano, os ingleses Punch & Judy, o catalão Putxinel e o teatro de sombra turco.

Texto de Alexandra Gil
Artigo anteriorUm Olhar pelo Recinto do Festival Super Bock Super Rock
Próximo artigoQuinta Da Auga, Um Refúgio De Luxo Em Santiago De Compostela

Leave a Reply