O Museu da Marioneta tem atualmente patente ao público duas exposições integradas na MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa. A primeira é dedicada ao filme Papel de Natal, de José Miguel Ribeiro e a segunda dá a conhecer o trabalho da realizadora eslovena Špela ?adež.
A exposição Papel de Natal, exibe três dos cenários principais e suas personagens, 25 fotografias e vários adereços em imagem real, desvendando os segredos de Papel de Natal, que estreou no final de 2014, e que recupera a personagem Dodu, o rapaz de cartão, realizado pelo premiado realizador português José Miguel Ribeiro.
Os cenários, adereços e marionetas de todos os filmes da eslovena Špela ?adež estarão também em exibição no Museu da Marioneta, das simples marionetas de arame dos seus primeiros filmes, até ao trabalho pormenorizado e sofisticado de Boles (2013), é possível acompanhar o desenvolvimento da realizadora, que trabalha essencialmente em animação de marionetas, em stop-motion. Boles, o seu mais recente filme, foi o Grande Prémio Curta Metragem MONSTRA 2014 e, para além deste, recebeu mais de 40 outros prémios e esteve em exibição em mais de 100 festivais por todo o mundo.
As exposições estão patentes no Museu da Marioneta, em Lisboa, até 19 de abril e têm entrada gratuita.
Texto de Susana Sena Lopes