Museu Da Marioneta Homenageia O Teatro De Marionetas De Sombras

O Museu da Marioneta, em Lisboa, acolhe, entre junho e outubro, exposições, workshops e teatro de sombras, celebrando o Teatro de Marionetas de sombras, uma arte milenar, em que a animação das personagens é garantida pelo movimento das marionetas e da fonte de luz e imagens produzidas, com diversas cores e detalhes.

A atracção principal da programação é a exposição A Sombra e Os Seus Teatros – Marionetas de Sombra da Índia, Indonésia e Tailândia, uma mostra que explora as diferenças e semelhanças nos teatros de sombras da Índia, Indonésia (Java e Bali) e Tailândia.

É no Oriente, em particular no sudeste asiático, na Índia e em outras partes da Ásia, que o teatro de sombras tem raízes mais profundas, mantendo-se uma tradição bem viva ainda hoje e classificada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. Nesta exposição, tratamos o universo dos teatros de sombras das regiões da Índia, Indonésia e Tailândia, com repertórios que se se baseiam nos dois grandes épicos da literatura hindu – o Ramayana e o Mahabharata – e que por isso se assemelham.

A exposição está patente até ao dia 2 de setembro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, com entrada gratuita.

O programa inclui ainda várias exibições de teatro de sombra, entre eles On, El Funambulista, nos dias 7 e 8 de setembro; Picolo Asmodeo do Teatro Gioco Vita, nos dias 13 e 14 de setembro; Diez Anõs de Sombras da Cia. Sombras Chinas de Valeria, nos dias 21 e 22 de setembro e Le Cirque est Arrivé do Clair de Lune théâtre, nos dias 22 e 23 de setembro, com diversas sessões, entre outros espetáculos, até ao dia 26 de outubro.

O preço do bilhete para assistir às peças varia entre os 3,50 euros e os 5 euros, sendo possível a compra para grupos escolares por 3 euros.

O Museu da Marioneta promove, ainda, um workshop para adultos, sujeito a inscrição prévia, a decorrer de 12 a 14 de setembro, das 10h00 às 17h00, com o custo de 50 euros, –  A Shadow and Its Double (A sombra e o seu duplo: linguagem, técnicas e funções no teatro contemporâneo de sombras) ministrado por Frabrizio Montecchi, do Teatro Gioco Vita. A formação será em inglês.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.