Museu Da Marioneta Dedica Exposição A Animais

O Museu da Marioneta, em Lisboa, vai apresentar de 29 de julho a 27 de novembro a exposição Animais, que reúne marionetas e máscaras representando animais, originárias de várias partes do mundo, pertença da Coleção Museu da Marioneta | Coleção Francisco Capelo.

A mostra, com projeto museográfico da autoria de António Viana, reúne mais de uma centena marionetas (de vários tipos de manipulação: de sombras, varas, fios e luva) e máscaras orientais, africanas ou da América do Sul, e toucados, representando os mais diversos animais reais ou imaginários. Contam-nos histórias ancestrais, fusões culturais e diálogos entre o terreno e o divino, e pretende “criar o ambiente de um jardim imaginário, onde estes animais, das mais variadas dimensões, materiais e contextos culturais, se encontram”.

Habitantes do mesmo planeta, animais e seres humanos têm desde sempre uma relação tensa e distópica. A convivência entre uns e outros oscila entre a exploração dos animais como recurso natural disponível e o fascínio que estes despertam no imaginário humano. Esta projeção do ser humano no universo animal, exprime-se também nas máscaras e marionetas utilizadas em rituais e diversas manifestações teatrais. Através da máscara ou da marioneta, ligam-se os mundos real e imaginário, terreno e divino, revelando a reflexão constante sobre a nossa relação com o universo animal.

De 11 a 22 de julho decorrem durante a tarde oficinas com crianças dos 6 aos 12 anos, inspiradas pelo ambiente que se vive no museu. Em “Os animais Saem da Caixa” os participantes exploram os animais representados no museu, as técnicas e contextos em que foram construídos e criam peças que ficarão expostas até novembro.

A mostra Animais – Coleção do Museu da Marioneta | Coleção Francisco Capelo pode ser vista na capela de Nossa Senhora da Nazareth no Museuda Marioneta, de 29 de julho a 27 de novembro, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.

O bilhete só para a exposição custa 3 euros, e para o museu e exposição 5 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.