Museu da Marioneta com novas exposições e programas de animação em Outubro

Em outubro, o Museu da Marioneta oferece novas exposições, vistas animadas, oficinas para adultos, crianças e famílias e espectáculos de marionetas.

A partir de 23 de outubro e até 25 de janeiro, os visitantes poderão ver a exposição Quando os Deuses Visitam Bali, que reúne peças pertence à colecção Francisco Capelo e também ao Museu Nacional de Etnologia. Com esta exposição, o Museu da Marioneta apresenta ao público objetos do quotidiano e dos rituais de Bali: jóias, esculturas, tecidos e máscaras Topeng. Topeng é um teatro dançado, musicado e com máscaras, que relata episódios históricos e míticos de Bali. Ao mesmo tempo sério e cómico, sagrado e profano, no teatro Topeng os aspectos satíricos não alteram a sua dimensão ritualista.

A exposição tem entrada gratuita e pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

De 3 a 5 de outubro tem lugar o espetáculo de marionetas Plip | Red Cloud Marionetas, um espetáculo de teatro de marionetas para crianças maiores de 4 anos, falado na língua imaginária do planeta Plip. É uma viagem a um mundo de sons delicados e personagens imaginárias que, como as crianças, experienciam o dia-a-dia de maneira sempre diferente. A sua visão sobre as coisas nunca é a mesma procurando encontrar sempre novos e diferentes significados para momentos do seu quotidiano, de forma absolutamente livre de barreiras, explorando os caminhos da simplicidade.

O espetáculo realiza-se nos seguintes horários: dia 3 de outubro, às 10h30, dia 4 de outubro às 16h00 e dia 5 de outubro às 11h30, e os bilhetes custam 3 euros (escolas), 5 euros (crianças e estudantes até 25 anos) e 7,50 euros (adultos).

No dia 11 de outubro, às 14h00, realiza-se o Workshop de Marionetas para Fios, destinado ao público adulto, que poderá nessa tarde construir uma marioneta de fios e perceber algumas características da sua manipulação.

Esta atividade é sujieta a marcação prévia e tem o preço de 15 euros.

As manhãs criativas no Museu continuam no mês de outubro, com a atividade Doçura ou Travessura, no dia 26 às 10h30, que assinala o Halloween. As crianças maiores de 6 anos, acompanhadas de um adulto, poderão construir uma marioneta assustadora – criar uma aranha, um morcego ou uma bruxa – e surpreender todos os amigos.

Esta atividade é sujieta a marcação prévia e tem o preço de 6 euros (criança + adulto).

No dia 25 de outubro, às 11h00, decorre a visita animada para as famílias Vamos Contar Mundos: o Grande Livro das Mil e Uma Lendas, inserida no no projecto VAMOS CONTAR MUNDOS, promovido pelo GLEM – Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos, da Câmara Municipal de Lisboa. VAMOS CONTAR MUNDOS é um projecto que parte da diversidade cultural das crianças a frequentarem as escolas de Lisboa e pretende transmitir usos, costumes e tradições de várias regiões, através da leitura de contos infantis, populares e tradicionais. VAMOS CONTAR MUNDOS aposta, igualmente, na tradição oral e na promoção da leitura na primeira infância.

Texto de Susana Sena Lopes

 

 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.