Museu da Marioneta Recebe Exposições do Festival Monstra

O Caçador_altaO Museu da Marioneta associa-se uma vez mais este ano ao Festival MONSTRA, que decorre entre 19 de fevereiro e 19 de abril, acolhendo duas exposições dedicadas ao cinema de animação.

A primeira exposição, Papel de Natal, mostra os cenários e personagens do filme Papel de Natal, de José Miguel Ribeiro, um filme mágico, de elevada qualidade artística, empenhado em contribuir para uma sociedade mais solidária num planeta mais saudável. O filme conta a história de um marco do correio e um ecoponto, um Pai Natal ecologista e um grupo de amigos de 2, 4 e 6 patas, ajudam Camila, uma menina de 8 anos, e Dodu, o seu amiguinho de cartão, a procurarem o pai de Camila, desaparecido na mãe de todas as florestas.

A segunda exposição que integra a programação da MONSTRA e que pode ser vista no Museu da Marioneta é de Špela ? adež, um novo talento surpreendente em animação de marionetas em stop-motion tem demonstrado que, mesmo num pequeno estúdio, é possível fazer filmes animados extraordinários. O seu último filme Boles (2013) venceu mais de 40 prémios e foi exibido em mais de 100 festivais. A exposição sobre Špela ? adež apresenta marionetas, cenários e adereços de todos os filmes de marionetas em stop-motion .

Esta exposição reflete o progresso da autora, das simples marionetas de arame dos seus primeiros filmes ao trabalho pormenorizado e sofisticado de Boles, no qual ? adež utilizou pela primeira vez diálogos, tornando os movimentos da boca num desafio importante a ser ultrapassado. Filip e Tereza são feitos de silicone, permitindo-lhes ‘falar’. As personagens de marionetas foram co-produzidas com o seu colaborador Žiga Lebar.

As duas exposições têm entrada gratuita.

Para além disso, o Museu da Marionta apresenta também nos dias 30 e 31 de janeiro e ainda 1 de fevereiro o espetáculo O Caçador, pelas Marionetas João Costa, para crianças maiores de 4 anos. O projeto O Caçador propõe-se inovar e introduzir novas cenas, personagens e técnicas de manipulação ao teatro Dom Roberto, promovendo a inovação e a capacidade de acompanhar a evolução das tendências e exigências da cultura actual.

As sessões decorrem às 10h30 (dia 30), 16h00 (dia 31) e às 11h30 (dia 1) e os bilhetes custam 7,50 euros (adultos) 5 euros (crianças).

Texto de Susana Sena Lopes

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.