Museu da Marioneta Apresenta Mostra Do Outro Lado Da Câmara, Os Demónios Do Meu Avô

O Museu da Marioneta apresenta a partir de hoje a exposição Do Outro Lado da Câmara, ‘Os Demónios do Meu Avô’, sobre os bastidores da primeira longa metragem em stop motion de Nuno Beato [uma co-produção do Festival MONSTRA], com argumento de Nuno Beato e Possidónio Cachapa, produzido pela Sardinha em Lata. 

A mostra apresenta um trabalho de pesquisa minucioso sobre topografias e
imaginários de uma aldeia transmontana, Vale de Sarronco, palco da história de Rosa e do seu encontro com o passado da família, e apresenta cenários, adereços e personagens do filme.

Os Demónios do meu Avô é a primeira longa-metragem nacional em animação de marionetas (stop motion). O filme conta a história de Rosa e do seu reencontro com o passado da família. Algumas das personagens são inspiradas pelas figuras de barro da ceramista Rosa Ramalho.

Sobre o filme
Rosa, uma profissional de topo, leva uma vida exigente e inteiramente dedicada ao seu
trabalho. A morte do avô, de quem se tinha progressivamente afastado, provoca-lhe um súbito ataque de stress que coloca em dúvida as suas escolhas. Rosa decide, então, abandonar a cidade e partir ao encontro do lugar e das memórias da sua infância, vivida ao lado do seu avô.
Ao chegar à propriedade, isolada no meio da paisagem transmontana, descobre que o avô lhe deixou um conjunto de terras praticamente abandonadas e a casa da sua infância quase em ruínas. Levada pelo remorso e pela necessidade de encontrar novo rumo para si, tenta reconstruir a casa e recuperar os campos. Rosa, contudo, não está sozinha. Além das pessoas com quem estabelecerá novos laços, surge um grupo de demónios de barro modelados pelo seu avô que parecem, por vezes, ganhar vida, aconselhando-a, orientando-a e consolando-a, como ele próprio teria feito.

A exposição pode ser vista de 11 de fevereiro a 27 de março, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Os bilhetes para a exposição custam 2 euros (e 5 euros para a exposição e museu) e podem ser adquiridos no local.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anterior4ª Edição Da Bienal Internacional De Arte Gaia Decorre Até Julho
Próximo artigoEscola De Mulheres Apresenta Revista Cor-De-Rosa

Leave a Reply