Museu Casa Da Moeda Para Descobrir Online

O Museu Casa da Moeda já pode ser visitado online em museucasadamoeda.pt e pode agora ser visitado gratuitamente, 24 horas por dia, sete dias por semana.

O museu apresenta uma das coleções numismáticas e medalhísticas considerada como das melhores da Europa, constituída por 35 mil moedas e 9 mil medalhas, além de diverso material bibliográfico e documental.

Agora é possível ver desde o dinheiro utilizado por D. Afonso Henriques ao euro dos tempos modernos, passando pelo morabitino de D. Sancho II e as moedas do Islão ou da Roma Antiga, além de uma coleção de medalhas produzidas entre os séculos XVII e a atualidade.

Adicionalmente à exposição virtual, o museu irá desenvolver também exposições físicas temporárias sendo Padrões de Poder a primeira, apresentada, em parceria com o Museu Nacional de Arqueologia, que vai mostrar centena e meia de moedas dos séculos VIII a XV, representativas das diversas fases da história muçulmana no espaço ibérico.

Patente na Casa da Moeda, com entrada livre, esta mostra apresenta uma seleção de moedas de ouro, prata e cobre, dos omíadas de Córdova aos násridas de Granada, que configuraram um padrão de poder ao serviço dos governadores, emires e califas que ajudaram a construir a civilização de al-Andalus.

O Museu Casa da Moeda tem por missão preservar o valioso património da coleção de moedas e medalhas da INCM, facilitar a investigação académica, prestar apoio aos colecionadores e apreciadores do universo numismático e divulgar, ao público em geral, a moeda enquanto objeto marcante para a História e cultura portuguesas.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.