Museu Calouste Gulbenkian Reabre Ao Público No Dia Internacional Dos Museus

O Museu da Fundação Calouste Gulbenkian volta a abrir portas a 18 de maio. No entanto, a celebração do Dia Internacional dos Museus mantém-se online com exposições, performances, visitas e conversas, arrancando dois dias antes. 

A Coleção do Fundador e a exposição temporária A Idade de Ouro do Mobiliário Francês reabrem ao público no dia 18 de maio. Mas, para cumprir as regras de distanciamento social impostas pelas autoridades de saúde, haverá limitação no número de entradas. A lotação máxima nas galerias da exposição permanente do Museu é de 160 pessoas, mas em salas mais pequenas, como a Sala de Arte Egípcia ou a Sala René Lalique, só serão permitidos quatro visitantes em simultâneo. No caso da exposição temporária A Idade de Ouro do Mobiliário Francês, que foi prolongada até 28 de setembro, o número de visitantes não poderá exceder os 25.

Nesta fase, as visitas de grupos organizados ainda não são autorizadas e o acesso ao edifício será feito exclusivamente pela porta principal do Museu-Coleção do Fundador.  No seguimento das orientações traçadas para a frequência de espaços públicos fechados, é obrigatório o uso de máscara. A cafetaria do Museu só reabrirá as suas portas no início de junho.

A título excecional, no contexto da pandemia, as exposições temporárias são gratuitas até ao final deste ano.

No âmbito destas restrições e do encerramento da Coleção Moderna, o Museu irá continuar a propor novas formas interativas de descobrir e explorar as suas coleções. Através da página O Mundo em casa pode ver ou rever, a partir de sua casa, os vários conteúdos que o Museu oferece e que lhe permitem saber mais sobre os nossos acervos. Há visitas virtuais, vídeos, histórias e novas obras na plataforma Google Art & Culture, entre outros. 

Os jardins Gulbenkian foram entretanto abertos, ainda que a Fundação apele a que se mantenha a distância social recomendada. Outro entrave à livre circulação está na ala que alberga a Coleção Moderna. Esta não poderá ser visitada para já, uma vez que foi antecipado o seu encerramento para as obras de remodelação que vão permitir abrir aceder por ali ao novo Jardim Gulbenkian.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.