Museu Bordalo Pinheiro organiza exposição dedicada ao militar Menezes Ferreira

expo_meneses

Vai estar patente ao público no Museu Bordalo Pinheiro a exposição inédita dedicada à obra do artista militar Menezes Ferreira (1889-1936) Menezes Ferreira – Capitão das Artes.

Nesta mostra assinala-se também o centenário da Grande Guerra, captada pelo artista através de uma reportagem intima e didáctica, utilizando uma linguagem próxima dos quadradinhos da BD.

Menezes Ferreira foi um jovem membro fundador da Sociedade de Humoristas Portugueses, presidida pelo seu amigo Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro (artista e filho de mestre Rafael), tendo exposto trabalhos de cunho modernista nos vários salões. Oficial de carreira, a sua especial apetência pela temática da esfera militar foi alimentada pela sua presença lúcida em “teatro de guerra”, mas, sem perder o humor no traço. A ilustração histórica e contemporânea e, ainda, grande parte dos seus trabalhos gráficos, insistem neste gosto pessoal da militaria.

Nesta exposição procurou-se olhar as várias facetas da sua obra, incluindo o desenho humorístico, a pintura, a ilustração e o trabalho gráfico para edição.

A mostra tem entrada gratuita, e pode ser visitada de 12 de setembro a 23 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

Texto de Teresa Leal

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.