Museu Berardo Apresenta Exposição No Place Like Home 

No Place Like Home é a mais recente exposição que o Museu Berardo apresenta no Piso -1, para ver até 3 de junho, com curadoria de Adina Kamien-Kazhdan. 

Ao longo das várias salas vai ser possível ver obras de artistas como Marcel Duchamp, Man Ray, Claes Oldenburg, Andy Warhol, Louise Bourgeois, Yayoi Kusama, Takashi Murakami, Mona Hatoum, Alina Szapocznikow, entre outros.

Uma tábua de engomar torna-se absurda e assustadora, as portas de uma casa são deslocadas, de um copo de cerveja brota uma cauda… Ao alterar o material, a escala e a perspetiva, ou ao empregar a hibridização, a fragmentação e o reposicionamento, os artistas transformam objetos domésticos de modo a alterar a nossa relação com eles e a provocar uma nova reação ao que é familiar.
Os espaços, os objetos e os materiais domésticos foram surgindo cada vez mais como tema e fonte de inspiração nas práticas modernas e contemporâneas. Na transição do objeto funcional para a obra de arte, o objeto doméstico torna-se uma ferramenta na investigação dos papéis dos géneros, do trabalho doméstico, da recolha e do acumular de objetos e num meio de pensar a casa, como o espaço central na formação da família e da memória, da identidade nacional e cultural.

Com origem no Museu de Israel, em 2017, a mostra junta mais de 100 objetos das coleções do Museu de Israel, Museu Coleção Berardo, Colecção Ellipse (Holma/Ellipse), de coleções privadas, galerias e artistas de todo o mundo, dispostos por uma “casa simulada”, em que os visitantes desempenham o papel da família.

A exposição celebra também o 101.º aniversário da icónica Fonte de Marcel Duchamp e o 102.º aniversário do movimento revolucionário Dada.

De destacar ainda que o catálogo é inspirado no IKEA.

No Place Like Home pode ser visitada todos os dias da semana, de segunda-feira a domingo, das 10h00 às 19h00.

Os bilhetes estão à venda no local e custam 5 euros, excepto ao sábado que a entrada é gratuita.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.