MUHNAC Apresenta Em Exposição Fotos Submarinas Do Príncipe Hussain Agan Khan

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), em Lisboa, apresenta ao público, até ao dia 29 de dezembro de 2019, a exposição – O Mar Vivo: Ensaio Fotográfico de Hussain Aga Khan, dedicada aos mares e oceanos pela lente do príncipe Hussain Aga Khan.

A exposição reflete o trabalho desenvolvido por Hussain Aga Khan na captação de imagens submarinas, algumas de grande dimensão, e que se insere nas suas preocupações ecológicas e ambientais.

O príncipe Hussain Aga Khan lidera uma Organização Não Governamental, a Focused on Nature, ligada à protecção dos oceanos. Está envolvido, através da Aga Khan Development Network, em iniciativas de mitigação de riscos de desastres, gestão de recursos naturais e vários projetos ambientais, nomeadamente plantação de árvores na África Oriental e preservação da biodiversidade na Ásia.

Apesar de representarem um dos mais importantes sistemas de sustento à vida, os mares e oceanos enfrentam as consequências de uma crise climática e ambiental que ameaça a biodiversidade e a sustentabilidade humana. De acordo com o relatório apresentado em maio de 2019 pela Plataforma Intergovernamental de Política de Ciência sobre Biodiversidade e Serviços do Ecossistema (IPBES), sabemos que mais de um terço dos mamíferos marinhos e cerca de um terço dos tubarões e corais de recife estão ameaçados de extinção. Resultante do desenvolvimento humano, estima-se que 10 milhões de toneladas de plástico entupam os oceanos todos os anos, matando mais de 1 milhão de aves marinhas e mais de 100 mil tartarugas, focas e baleias, para além de um elevado número de peixes.
O problema do lixo e, em particular, do plástico nos oceanos é sublinhado nesta exposição através de alguns cenários que enquadram as fotografias e da instalação de uma cortina de lixo marinho.
Estão expostas mais de 100 imagens subaquáticas que capturam e refletem as preocupações ecológicas e ambientais do Príncipe Hussain, é o resultado de uma colaboração entre o Museu, a Universidade de Lisboa, e o Focused on Nature.

Pode visitar a exposição de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00, e aos fins de semana, entre as 11h00 e as 18h00.

O preço do bilhete para adulto tem um custo de 5 euros; 3 euros para menores de 18 anos, maiores de 65 anos; e 7,50 euros para famílias (2 adultos + 2 crianças).

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.