MUDE Promove Grande Mural de Azulejos de André Saraiva

lisbon wallAndré Saraiva assina o mural de azulejos que cobrirá o muro do Jardim Botto Machado, junto à Feira da Ladra, em Lisboa. A obra, promovida pelo MUDE, tem cerca de 170 metros, 950 m2 de área e 46000 azulejos, integrando-se na estratégia de promoção da arte pública e no programa de investigação, conservação e promoção do azulejo levados a cabo pela Câmara de Lisboa.

O autor propõe uma reinterpretação de Lisboa, misturando passado e presente e fazendo ainda referência a outras capitais onde vive e trabalha. Num desenho em que reinam branco e azul, destacam-se o céu e o Tejo, bem como outros marcos da cidade, entre os quais o Castelo de S. Jorge, o Padrão dos Descobrimentos ou o Campo Pequeno. Pelo meio, encontraremos Mr. A, personagem que André Saraiva criou nos anos 90 e que rapidamente se espalhou pelas ruas de várias cidades europeias.

A produção do mural arranca em julho e deverá terminar em dezembro deste ano, devendo a colocação iniciar-se entre janeiro e março de 2016. Em junho, mês das festas da cidade, deverá já ser possível apreciar a obra.

Resultado de um acordo entre a CML e o Grupo Prebuild, detentor da Viúva Lamego, por alturas da exposição que o MUDE realizou sobre a obra de André Saraiva, em 2014, o projeto conta com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente, da HCI Construções e da SECIL. O autor terá também a ajuda inestimável de um grupo de alunos de pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.