MOTELx 2015: O Terror Regressa a Lisboa em Setembro

1-motelx-0952

Roger Corman, um dos mais famosos realizadores e produtores de cinema de sempre, é o convidado de honra da 9.ª edição do MOTELx, que traz o terror de volta a Lisboa de 8 a 13 de setembro. Esta foi uma das muitas revelações feitas esta semana, numa animada apresentação, em que nem sequer faltaram iguarias de arrepiar.

Orelhas, dedos, olhos, corações e ratos esventrados – na verdade, doces e salgados comuns com uma caraterização a condizer – foram algumas das propostas que esperaram convidados e imprensa no átrio do Cinema São Jorge, espaço que recebe uma vez mais o festival.

Mas os adeptos do terror podem ainda contar com um warm-up, que decorre de 3 a 5 de setembro. Da programação deste destacam-se sessões de cinema ao ar livre, exposições e zombie parades que prometem lançar o medo nas zonas mais emblemáticas da capital.

Medo é aquilo se espera ao assistir a The Visit, a última longa-metragem de M. Night Shymalan, que abrirá o festival na secção Serviço de Quarto. Também muito aguardado é Turbo Kid, filme pós-apocalíptico de Anouk Whissell. Duas joias raras serão reveladas na secção Quarto Perdido: A Caçada do Malhadeiro e Sinal Vermelho.

Como é de pequenino que se educa o gosto pelo terror, está de volta a secção Lobo Mau, que promete pôr a miudagem à procura de fantasmas no Cinema São Jorge, mas também a assistir a filmes na Cinemateca Júnior e a participar em divertidos quizz.

Uma das grandes novidades deste ano diz respeito ao Prémio para a Melhor Curta de Terror Portuguesa. Agora com o patrocínio do canal televisivo MOV, o galardão premiará o vencedor com cinco mil euros, o maior valor monetário atribuído a curtas-metragens em Portugal.

E se os trailers dos diversos filmes do cartaz conquistaram a plateia, o mesmo sucedeu com o anúncio do convidado de honra. Conceituado produtor e realizador independente, Roger Coram começou a sua carreira de realizador em 1954 com The Monster from the Ocean Floor, tendo durante os quinze anos seguintes liderado uma equipa que marca os filmes low-budget, da produção de exploitation e obras de série B. Tudo muda quando resolve levar ao grande ecrã Edgar Alla Poe, criando alguns clássicos de terror e assumindo-se como produtor de filmes de série A.

Em paralelo aos seis dias de cinema, o público poderá ainda assistir ao lançamento do Livro de Contos de Terror MOTELx com textos inéditos de Adolfo Luxúria Canibal ou Afonso Cruz e participar no workshop de caraterização de Dave Bonneywell. De destacar também o atelier de bonecos óticos de Bruno Caetano e as exposições Os monstros clássicos do Terror e House of Psychotic Women.

Mesmo em frente ao Cinema São Jorge, o Lounge MINI continuará a animar as noites fora da sala com DJ sets e sessões de VJ com seleções dos melhores filmes de terror.

Por Alexandra Gil (Texto e Fotos)

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.