Mostra Silvestre Pestana – Um Artista De Contraciclos Para Ver Na Póvoa De Varzim

A exposição Silvestre Pestana – Um Artista De Contraciclos, no âmbito da parceria entre o Município da Póvoa de Varzim e a Fundação de Serralves, pode ser visitada, até 12 de março de 2022, no Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim.

Silvestre Pestana (1949, Funchal, Madeira) é uma das figuras mais radicais da arte contemporânea portuguesa. Poeta, artista plástico e performer, o artista criou desde os finais dos anos 1960 uma obra singular através de uma grande diversidade de disciplinas. A partir de obras integradas na Coleção de Serralves, bem como de trabalhos pertencentes à Coleção do artista, a presente exposição sublinha os cruzamentos entre a poesia e as artes visuais que marcam a sua prática, destacando o uso pioneiro do vídeo, da performance e da instalação no confronto entre sociedade, arte e tecnologia.

As acções politizadas, colagens e fotografias dos anos 1970 e 1980 usam o seu corpo para ativar códigos linguísticos e não-linguísticos, ao mesmo tempo que fazem da poesia uma prática espacial e coreográfica. Desde o primeiro momento um utilizador das tecnologias mais recentes, nas últimas décadas Pestana tem recorrido à informática, a jogos de computador, drones, GIFs e avatares para construir novas expressões de resistência artística.

A mostra pode ser visitada de terça a sexta, das 10h30 às 12h30 e das 15h30 às 17h00 e, ao sábado, das 15h30 às 17h30.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.