Mostra de Cinema da América Latina chega a Lisboa e Porto em Dezembro

5mcalA Casa da América Latina apresenta a 5ª edição da Mostra de Cinema da América Latina entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2014, no Cinema São Jorge em Lisboa, e pela primeira vez no Porto, na Casa das Artes, entre os dias 29 de janeiro e 1 de fevereiro de 2015. O artista homenageado será o documentarista brasileiro Eduardo Coutinho , numa retrospetiva do seu trabalho.

Foram as histórias de vida que apaixonaram Eduardo Coutinho, histórias que procurava captar em entrevistas enganadoramente simples, onde o realizador mostrava as expressões, o rosto, a voz e as hesitações dos seus entrevistados. Audacioso, explorou a paisagem mais inquieta, ambígua, variada, expressiva, desconhecida e familiar do mundo: o rosto humano.

A 5ª edição da MCAL apresenta mais dois eixos fundamentais: Horizontes, Novos Caminhos. O eixo Horizontes desta Mostra de Cinema apresentará vários dos exemplos mais interessantes da produção cinematográfica contemporânea dos países latino-americanos. Aqui se incluem géneros e temáticas diversas, co-produções e primeiros trabalhos, sendo a diversidade o critério fundamental.

A secção Novos Caminhos dirige-se ao público mais jovem, em idade escolar, numa perspectiva de educação pela interculturalidade e de abertura de horizontes, contando várias histórias de migrações daqueles que saíram dos países.

O programa completo da Mostra de Cinema da América Latina pode ser visto aqui.

Texto de Mariana Ferreira Machado

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.