Mostra Artes Da Mesa – Tradição E Modernidade Na Vista Alegre Para Ver No Porto

Mais uma vez a Vista Alegre volta a inovar e surpreender, desta vez com a exposição Artes da Mesa – Tradição e Modernidade na Vista Alegre patente no Museu da Misericórdia do Porto (MMIPO) até dia 14 de janeiro.

A mostra apresenta várias propostas de Mesas de Natal da autoria dos decoradores Guilherme do Vale, Isabel Pires de Lima, Sofia Costa e Gonçalo Chen e ainda a segunda maior Árvore de Natal do mundo em porcelana, elaborada a partir de mais de 3.000 peças de porcelana, com cinco metros de altura e 2,5 toneladas de peso, da autoria da artista plástica Claudia Lopes (artista plástica formada pela FBAUP e com mestrado em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro), sendo já a principal atracção da mostra.

Para a criação da Árvore de Natal do MMIPO a artista recorreu a peças da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre em Ílhavo. “A acumulação de mais de três mil peças de porcelana da marca nacional formando uma árvore de Natal, evoca o espírito da partilha, da festa, do convívio, e recria no espaço da Galeria do Benfeitores do Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, uma peça que nos remete para o imaginário Natalício”, explica a sua autora.

Para as propostas de Mesas de Natal os decoradores e designers convidados usaram peças e serviços das coleções, clássicas e contemporâneas, de porcelana, biscuit, cristal e vidro da Vista Alegre, tendo ainda cada um dos decoradores escolhido uma peça VA como inspiração para criar a sua Mesa de Natal.

Guilherme do Vale inspirou-se no Presépio Biscuit da Vista Alegre, uma imponente escultura da autoria do escultor Leopoldo de Almeida, e baptizou a sua criação de “Luz Eterna”.

Aqui temos uma mesa dominada pelo branco e dourado, através da utilização das coleções Mouraria, by Mariza, Paseo by Vista Alegre e Christian Lacroix e Matrix, sendo a primeira cor sendo sinónimo de paz e pureza, a segunda trazendo a luz e a tradição natalícias e simbolizando, também, o rasto dourado da estrela cadente que guiou os Reis Magos.

Já Isabel Pires de Lima apresenta “Tão Serena”, inspirada na talha Oriental da coleção Margão da Vista Alegre. A proposta da decoradora pretende recriar o jantar da noite de Natal, partindo do azul-escuro, do dourado e do branco, cores que para Isabel espelham o espírito da época.

O resultado é uma combinação do estilo clássico e vegetalista do serviço de mesa Anna, do orientalismo da coleção Margão e da modernidade dos copos de cristal Lybra.

A decoradora Sofia Costa assina em parceria com Gonçalo Chen a mesa “Força da Natureza”.

A dupla escolheu a Caixa Beringela da coleção oriental Tobacco Leaf da Vista Alegre como ponto de partida, à qual juntou criações com inspirações diversas, como elementos em biscuit, toques de Art Déco, peças em vidro e ainda pormenores em faiança da Bordallo Pinheiro, criando uma mesa de Natal com uma paleta de 27 cores.

A exposição Artes da Mesa – Tradição e Modernidade na Vista Alegre pode ser vista até dia 14 de janeiro no Museu da Misericórdia do Porto, diariamente, das 10h00 às 17h30, excepto nos dias 24 e 25 de dezembro e 1 de janeiro. Os bilhetes de entrada estão à venda no local e custam 2,50 euros.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.