Mosteiro dos Jerónimos acolhe obra de Manuel José Herigoyen

manuel_jose_herigoyen_expoEstá patente desde hoje, 18 de outubro a 15 de dezembro, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, a exposição Manuel José Herigoyen (1746-1817) vida e obra. Um arquiteto português no reino da Baviera.

A mostra pretende divulgar o legado deste autor, que se distinguiu em áreas como a engenharia, a arquitetura e a decoração, tendo conhecido no seu tempo muito poucos paralelos.

Apesar de desconhecido em Portugal, Manuel José Herigoyen esteve ao serviço de casas reais, tendo dirigido variadas obras públicas e privadas.

A sua obra engloba cerca de cinco décadas, iniciando-se sob os ecos do Rococó austríaco, terminando nos alvores do historicismo e abarcando no meio as influências da escola francesa e da arquitetura palladiana inglesa. Mesmo com uma existência cosmopolita, Herigoyen conservou o seu carácter modesto e altruísta, conjugando saberes, atividade e obra de solidez inegável.

Organizada pela Direção-Geral do Património Cultural, em colaboração com a Secretaria de Estado dos Monumentos da Baviera e o Círculo de Amigos Herigoyen, a exposição pode ser visitada de terça a domingo, no Antigo Refeitório, entre as 10h00 e as 18h30.

Texto de Alexandra Gil 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.