Morcegos de Portugal em exposição de ilustração na Tapada de Mafra

morcegos_mafraA partir de 17 de maio e até final de setembro, quem visitar a Tapada de Mafra tem a oportunidade de visitar a exposição Morcegos de Portugal na Tapada Nacional de Mafra, patente no Museu da Tojeira que reúne um conjunto de ilustrações de Lúcia Antunes. Nesta mostra, os visitantes poderão conhecer as 27 espécies portuguesas de morcegos, numa iniciativa direcionada a toda a família com o objectivo de ajudar a difundir, a desmistificar e a preservar o único mamífero capaz de voar.

Direccionada para toda a família esta exposição congrega 30 quadros ilustrativos de ilustração científica contemporânea, realizados com materiais tradicionais como a tinta-da-china ou a grafite, e que refletem pormenores minuciosos do mamífero nocturno insectívoro. Esta mostra contribuiu não só para dar a conhecer os detalhes do morcego, fundamentais para a identificação das espécies, como também para divulgar a vulnerabilidade do morcego face às alterações ambientais que lhe são uma ameaça e realçar a sua importância na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.

De acordo com a Directora da Tapada Nacional de Mafra, Alda Mesquita: “A Tapada é um espaço único com uma diversidade imensa de habitats que permitem a existência de um grande número de espécies, algumas com um elevado valor de conservação.” Continua: “A par dos animais mais emblemáticos da Tapada Nacional de Mafra como o gamo, o veado, o javali ou a raposa já foram identificadas, das 27 espécies de morcegos existentes em Portugal, 12 espécies nas árvores centenárias da Tapada. Por isso, esta exposição temporária é também uma forma de proteger e de divulgar a comunidade de morcegos existente na área e, ao mesmo tempo, alargar a oferta das actividades já existentes na Tapada.”

Salienta-se ainda, na óptica da preservação destes pequenos mamíferos, a realização do BatBlitz. Esta acção de monitorização, dedicada à comunidade científica e que tem como finalidade a inventariação das comunidades de morcegos da Tapada Nacional de Mafra, será efectuada no final do mês de Maio pelo CIR (Centro de Investigação da Regaleira) e pela Tapada Nacional de Mafra.

A Tapada de Mafra está a berta ao público todos os dias da 9h30 às 17h00.

Texto de Susana Sena Lopes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.