Já Abriu Museu Dedicado Ao Megalistismo De Mora

O Museu interactivo do Megalistismo de Mora já abriu as portas ao público, estando agora acessível a todos os visitantes desde o passado dia 15 de setembro.

Com mais de 100 peças, algumas com 6500 anos, o núcleo regional do museu está alocado na antiga estação da CP de Mora, totalmente remodelada para o efeito e apresenta uma tecnologia interativa com o visitante, com filmes 3d, hologramas e vitrinas interativas.

“O espaço museológico representa a modelação do terreno e integra três espaços que englobam o quotidiano das populações neolíticas: a Vida, a Morte e a Contemplação. As coleções arqueológicas expostas provêm maioritariamente de cedências realizadas pelo Museu Nacional de Arqueologia (materiais do concelho de Mora) e de outras instituições. De salientar que os primeiros trabalhos sistemáticos de investigação arqueológica no concelho de Mora se iniciaram em 1914, com Vergílio Correia”, explica a autarquia em comunicado.

dsc-5554lAdiantando ainda que, “O museu possui um espólio que representa os períodos mais antigos do Neolítico, ou seja, cerca de 6500 anos, altura em que as primeiras comunidades de agricultores se estavam a desenvolver e a estabelecer no interior alentejano, até ao período visigótico”.

O novo equipamento cultural de Mora integra também uma cafetaria, áreas de lazer para os jovens e crianças, com uma sala de internet e um espaço com equipamentos interativos (jogos).

O museu vai funcionar das 10h00 às 17h30, de terça feira a domingo, encerrando à segunda feira.

Os bilhetes estão à venda no local e custam 2,50 euros para crianças entre os 3 e os 12 anos e 5 euros para os adultos, existem também bilhetes combinados com o Fluviário de Mora, que custam 7 e 10 euros respectivamente.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.