MONSTRINHA Regressa A 21 De Março Com Filmes De Animação Para Toda A Família

Entre os dias 20 e 31 de março de 2019, a 18ª edição da MONSTRINHA, a secção de filmes para escolas e famílias da Monstra – Festival de Animação de Lisboa, está de regresso com muitos filmes de animação, a presença e realizadores e uma homenagem ao famoso Mickey Mouse.

O Festival começa no dia 20 de março com a ante-estreia do filme The Queen’s Corgi, um filme de aventuras, cujo protagonista é o cão de estimação da Rainha de Inglaterra. O realizador Ben Stassen vai estar em Lisboa a apresentar esta longa-metragem, cuja estreia comercial no nosso país está agendada para o dia 4 de abril.

Mas há mais estreias na MONSTRINHA: duas longas-metragens em competição Captain Morten and the Spider Queen, de Kaspar Jancis, um filme de aventuras sobre um rapaz que se vê reduzido a tamanho de inseto; e Tito e os Pássaros, filme brasileiro realizado por Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar, sobre um menino que salva o mundo de uma epidemia contraída pelo medo. Os realizadores destes filmes vão estar presentes no festival.

Uma vez que em 2019 é homenageado o cinema de animação do Canadá, a Monstra programa para as famílias uma sessão de curtas do National Film Board of Canada, a grande produtora de cinema independente canadiana que este ano completa 80 anos de existência.

No Cinema Ideal, são exibidos filmes para as famílias, como Ernest & Celestine, realizado por Stéphane Aubier, Vincent Patar e Benjamin Renner (homenagens), no dia 23 de março e The Secret of Kells, com realização de Tomm Moore e Nora Twomey, no dia seguinte.

Na Cinemateca Júnior, novo espaço de acolhimento do Festival, vai ser feita uma homenagem ao famoso Mickey Mouse, com exibição de vários filmes, no sábado, dia 30 de março, às 16h00.

Também no dia 30 de março, no Cinema City Alvalade, estreia no nosso país o filme italiano Leo Da Vinci – Missão Mona Lisa, uma homenagem às invenções e descobertas de Leonardo Da Vinci, no ano em que se celebra os 500 anos sobre o seu falecimento. É também neste espaço que é exibido o filme Eleanor Secrets, de Dominique Monféry, no último dia do festival.

E para os mais pequeninos, o Festival continua a programar no Cinema São Jorge, o Baby Monstrinha, sessões gratuitas para bebés e crianças até aos 3 anos, pensada nas necessidades dos filhos e dos pais, permitindo a entrada e saída da sala.

Além das sessões de cinema, vai realizar-se no Cinema São Jorge, durante os dois fins de semana do festival, várias Oficinas de Animação para Pais e Filhos, das 10h00 às 13h00.

Para as escolas, a MONSTRINHA apresenta três programas, para diferentes faixas etárias: sessões dos 3 aos 6 anos, dos 7 aos 12 anos e maiores de 13 anos, num total de 28 curtas-metragens, na sua grande maioria produzidos em 2018. Os filmes que compõem a MONSTRINHA 2019 apresentam, mais uma vez, assuntos e temáticas importantes para o crescimento e para o desenvolvimento de crianças e jovens. O custo de cada sessão é de 1€ por aluno, sendo que as crianças carenciadas e acompanhantes estão isentos deste pagamento.

A Monstra realiza-se no Cinema São Jorge, Cinema Ideal, Cinemateca Júnior, Cinema City Alvalade e Museu Nacional de Etnologia. E este ano o festival estende as sessões Pais e Filhos ao teatro mosca, no Cacém, Centro Cultural de Carnide e Junta de Freguesia do Laranjeiro e Feijó, em Almada.

Veja o programa completo da MONSTRINHA aqui.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.