Monstrinha 2016 Vai Andar à Solta de 3 a 13 de Março em Lisboa

llamigoA Monstra – Festival de Animação de Lisboa vai decorrer entre 3 e 13 de março de 2016, e já apresentou a programação da sua 15ª edição e da Monstrinha, secção do festival dedicada aos mais novos.

A programação da Monstrinha 2016 está pensada para 3 tipos de público: dos 3 aos 6 anos, dos 7 aos 12 anos e para mais de 13 anos, durante 2016, serão exibidas 30 curtas-metragens para crianças e jovens, e ainda dentro daquele que é o projecto Monstrinha irão realizar-se seis cursos para professores, mais de 200 sessões comentadas de animação e mais de 100 oficinas para escolas.

O festival nascido em 2000 e que este ano completa 16 anos, tem como um dos objectivos da Monstrinha é sensibilizar os mais novos para o cinema de animação, para que se possa “olhar o filme não só pelo lado narrativo, mas também sobre como foi pensado, pelo seu lado estético e cinematográfico. A Monstra pretende incutir um olhar diferenciado sobre o cinema de animação.”, explicou Fernando Galrito, director artístico do Festival, aquando a apresentação à imprensa.

No passado dia 23 de novembro, a Monstrinha 2016 contava já com 5672 inscrições, 19 parcerias, 10 agrupamentos, num total de mais de 60 escolas e jardins de infância e num universo de mais de 70.000 crianças e jovens, partilharam ainda os responsáveis.

Os filmes da MONSTRA e da Monstrinha vão ser poder ser vistos no Cinema São Jorge; Cinema City Alvalade; Cinema Ideal; Academia Almadense; Museu da Marioneta ; Casa da América Latina; Sociedade Portuguesa de Autores; Fábrica de Braço de Prata; Escola Secundária Dom Dinis; e FNAC Chiado.

monstrinhaA MONSTRINHA andará à solta pelo Cinema São Jorge e 18 locais parceiros , incluindo 10 Agrupamentos de Escolas num total de mais de 60 Escolas e Jardins de Infância nos Municípios de Lisboa e Almada.

A programação inclui filmes russos, da Letónia, Estados Unidos, franceses, um brasileiro, um português, alemães, México, Croácia, Bélgica, Suíça e Dinamarca, e variam entre os 50 e os 71 minutos.

 

Programação dos 3 e 6 anos

morphiumProfessor Balthazar – À Procura do Maestro Koko, da Croácia, a estória de um músico elefante que um dia fica constipado e já não consegue fazer música com a sua tromba.

Morphium de Tobias Scherer, da Alemanha, que conta a estória de dois monstros têm que aprender a socializar.

Quando as Maçãs Rebolam, de Reinis Kalnaellis, da Letónia. Joaninha de Marina Karpova, da Rússia.

Sopa de Pedra de Pascal Adant, da França e Bélgica.

raA Rã dos Sapatos Furados de Juliette Cuisinier,da França, baseada num poema de Robert Desnos, sobre uma rã que tem os sapatos furados e, para os consertar, toca a sua flauta em troca de caridade.

Alfabeto Divertido de Reinis Kalnaellis, da Letónia

Contar Carneiros de Frits Standaert, da França e Bélgica , conta a estória de um menino não consegue adormecer. Chama o seu pai que, para não ter que lhe ler outra história, pede-lhe para contar carneiros.

O Hipopótamo e o Sumo de Alexey Minchenok, da Rússia.

A Cenoura Gigante de Pascale Hecquet, da França.

Os filmes têm a duração de 50 minutos.

 

Programação dos 7 aos 12 anos

Professor Balthazar – O Tempo Enlouquece de Zlatko Grgi?, da Croácia

Um, Dois, Árvore de Yulia Aronova, da França.

sementeA Zebra, de Viviane Boyer Araujo da França, é uma animação baseada num poema de Robert Desnos, sobre uma zebra recém-nascida e o seu primeiro contato com tudo o que a rodeia.

A Pequena Semente de Chaïtane Conversat, da França, apresenta a estória de uma menina que apanha padrões florais com um pano mágico e usa-os para fazer os seus bonitos vestidos.

Hóspede Perfeito de Ru Kuwahata & Max Porter, dos EUA.

O Trompetista de Raúl Robin Alejandro Morales Reyes, do México.

Olá Llamigo de Christina Chang & Charlie Parisi da Letónia

Contos de Gatos de Vera Myakisheva, da Rússia.

dragaoO Dragão e a Música de Camille Müller, da Suíça, que conta a estória de uma menina que faz amizade com um dragão no bosque e começam a fazer música juntos…

Morphium de Tobias Scherer, da Alemanha

Os filmes têm uma duração media de 59 minutos.

 

Programação Maiores de 13 Anos

Professor Balthazar- A Fuga das Abelhas de Zlatko Grgi?, da Croácia

rapsodieNum Pequeno Barco de Charlotte Cambon, França.

Rapsodie en Rose de Bram Mondy, da Bélgica.

Namorico – Flirt de Rahel Gerber, da Suiça.

Papaguear de Thomas Ahlmark, da Dinamarca

Gatos & Cães de Jesús Pérez & Gerd Gockell, da Suíça.

Guida Guida de Ana Luiza Pereira, do Brasil

Nada Disso de Anna Paddock, Isabela Littger de Pinho & Kriti Kaur, dos EUA, traz a estória de um guarda noturno de um museu que se mete em trabalhos, quando uma entidade misteriosa começa a censurar todas as peças nuas do museu.

amelia_duarteAmélia & Duarte de Alice Guimarães & Mónica Santos, de Portugal e Alemanha. Que guia o espetador através do relacionamento de Amélia e Duarte, duas pessoas que se separaram e estão a tentar lidar com os sentimentos que surgem com o final de uma relação.

Morphium de Tobias Scherer, da Alemanha

Os filmes têm uma duração media de 71 minutos. 

Texto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.