MONSTRA Arranca Hoje No S. Jorge Em Lisboa

Arranca hoje no Cinema São Jorge, em Lisboa, mais uma edição da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, que decorre até dia 18 de março, com a apresentação do filme 4 Estados da Matéria, de Miguel Pires de Matos, numa adaptação ao grande ecrã de um conto de Eça de Queirós, pelas 21h30. O pontapé de saída para o Festival foi dado ontem, numa sessão especial, com a antestreia do filme A Idade da Pedra” (Early Man), filme realizado por Nick Park e produzido pelos estúdios britânicos Aardman.

Hoje será também exibido um trio de filmes dedicados à mulher: Pipe Piper, A Vida com Herman H. Rott e O Círculo, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Este ano a celebrar a maioridade, são 18 anos de edições, a MONSTRA dedica uma retrospectiva à animação da Estónia, exibindo cerca de 140 filmes deste país, entre filmes históricos, contemporâneos, retrospectivas de realizadores, como Priit Pärn, Priit Tender, Kaspar Jancis, Ülo Pikkov ou Rao Heidmets, longas-metragens e filmes para pais e filhos.

O programa inclui ainda uma sessão de curtas estereoscópicas (de que a Estónia foi um dos produtores europeus pioneiros)  e a longa Lisa Limone e a Laranja Maroc, uma Rápida História de Amor, de Mait Laas.

Vai haver também uma retrospetiva dedicada ao austríaco Thomas Renolder, com 15 filmes de animação experimental, focando as várias fases da sua carreira.

E ainda uma retrospectiva dedicada ao trabalho de Priit Tender. A sua obra é conduzida por imagens surrealistas e obscenas, tendo sido premiada e indicada nos mais importantes festivais internacionais de curtas-metragens de animação. Os filmes presentes nesta retrospetiva são resultado da visão peculiar em que o realizador mostra o seu ponto de vista. Para ver no dia 15 de março, na Sala Luís de Pina, na Cinemateca Portuguesa.

Em competição internacional de longas-metragens vão estar sete filmes: The Breadwinner, filme nomeado para os Óscares 2018 como Melhor Filme de Animação, realizado por Nora Twomey, uma estreia absoluta em Portugal; Have a Nice Day, realizado pelo chinês Liu Jian, que tem sido alvo de grande censura no seu país; Ethel & Ernest, do britânico Roger Mainwood; Cinderella The Cat, filme italiano realizado por Ivan Cappiello, Marino Guarnieri, Alessandro Rak e Dario Sansone; Rabbit Schoole do alemão Ute von Münchow-Pohl; The Oddsockeaters, da República Checa, realizado por Galina Miklinova; e A Silent Voice, da jovem realizadora japonesa Naoko Yamada.

A competir ao Prémio Vasco Granja / SP Autores, estarão 12 curtas portuguesas, produzidas em 2017 e 2018, por realizadores como André Ruivo, Catarina Sobral, Marta Monteiro, Joana Imaginário, Joana Toste, Pedro Serrazina, entre outros.

Da programação fazem ainda parte as secções de competição de Curtas-metragens, competição de Estudantes, competição Curtíssimas (filmes até 2 minutos) e competição Monstrinha, dedicada ao público mais novo.

No Cinema Ideal vai decorrer uma sessão dedicada à animação para adultos com uma triagem de 10 filmes, cuja duração total de 78 minutos.

O festival vai também homenagear o cinema de animação japonês, contando com uma retrospectiva de curtas-metragens e presença em Lisboa do realizador Kunio Kat?, que ganhou um Óscar em 2008 para Melhor Curta-Metragem com A Casa dos Pequenos Cubos; vai ainda ser prestada uma homenagem ao realizador Mamoru Hosoda, com a exibição de quatro longas-metragens; vai ser projetado o filme Gochu, o Violoncelista, do mestre Isao Takahata, cofundador do Studio Ghibli; e, por fim, o realizador Koji Yamamura, também oscarizado, apresenta em Lisboa uma retrospectiva dos seus filmes e dos seus alunos da Universidade de Tóquio, no programa da MONSTRA Universitária.

Destaque ainda para a secção históricos, que nesta edição se intitula “Fugas para a Liberdade”, em que serão exibidos os filmes Yellow Submarine, de George Dunning sobre os Beatles e a década de 60 e que este ano comemora 50 anos, Planeta Selvagem de Renè Laloux, que celebra 45 anos, The Secret Adventures of Tom Thumb, de Dave Borthwick, que completa 25 anos, e ainda Belleville Rendez-Vous, que comemora 15 anos, realizado por Sylvain Chomet, que vem a Lisboa falar sobre o seu trabalho numa masterclasse.

As secções DokAnim (documentários de animação, vão ser representadas por duas longas e uma retrospectiva do Festival DokLeipzig), TerrorAnim (filmes de animação de terror), Monstra Triple X (uma seleção de filmes sensuais para maiores de 18 anos), Cinema Experimental e ClipAnim (videoclips de animação, que este ano são selecionados pelo músico Filipe Raposo).

De referir ainda que de 1 a 10 de março, o Cinema Mais Pequeno do Mundo da companhia Ciné Troupe regressa à Praça Luís de Camões com uma seleção de filmes da competição curtíssimas, competindo pelo Prémio Amendoim de Ouro.

As sessões da MONSTRINHA (secção de filmes para Pais e Filhos) vão decorrer no Cinema São Jorge, Cinema Ideal, Museu Nacional de Etnologia e Cinema City Alvalade, durante os dois fins-de-semana do Festival.

Durante os fins de semana do Festival, nesta secção serão ainda apresentadas sessões gratuitas no Baby Monstra, para crianças até aos 3 anos, curtas da Estónia e longas-metragens para as famílias. Para além dos filmes, vão realizar-se durante o festival workshops de animação para pais e filhos, como por exemplo um com Fernando Galrito e Francisco Lança, onde se vai aprender a realizar um filme de animação.

O Museu da Marioneta vai receber uma exposição dedicada aos 60 anos da Nukufilm, onde vão ser apresentados 8 sets de vários filmes deste estúdio de animação de marionetas da Estónia, a par de 4 sets de filmes de stop motion portugueses (Pronto Era Assim, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues; Axl Rose, de Bruno Caetano e Rui Telmo Romão; Amélia e Duarte, Alice Guimarães e Mónica Santos; e Das Gavetas Nascem Sons, de Vitor Hugo).

De 8 a 18 de março, a MONSTRA vai andar à solta em Lisboa, em realidade aumentada.

No dia 10 de março, às 23h15, o Cinema São Jorge, vai acolher o concerto Jazz Animation – Concerto e animação ao vivo. Em jeito de comemoração dos 18 anos da MONSTRA e dos 70 do Hot Club, é criado um encontro entre música ao vivo e filmes de animação escolhidos por Milen Alempijevic e Fernando Galrito no dia 13 de março, às 22h30, no Hot Club Lisboa, o concerto Jazz Animation – Concerto com filmes de Jazz.

Por fim, a 16 de março, 23h15, no cinema São Jorge, a performance ao vivo Ricamo Microscopico | Denso by Goga Mason. Goga Mason, em cooperação com Alessandro Fiorin Damiani, realizam um espetáculo de mistura de música e filmes animados ao vivo.

A entrega dos prémios vai decorrer no dia 17 de março, data em que também será exibido o filme A Origem do Som, do realizador holandês Paul Driessen, e que vai ter uma exposição nas vitrines do Cinema São Jorge.

Os bilhetes estão à venda no Cinema S. Jorge e podem custar 25 euros o Cine Pass e 50 euros o Cine Master Pass.

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