MNC Dedica Mostra À Partida Da Família Real Para O Brasil – 1807

Até dia 3 de junho o Museu Nacional dos Coches (MNC) apresenta a exposição temporária Partida da Família Real para o Brasil – 1807, comissariada por Silvana Bessone e Carlos Bártolo com investigação científica de Maria Adelina Amorim.

O ponto de partida para a mostra é dado pela pintura de Nicolau Delerive, que ilustra o embarque em Belém a 29 de novembro de 1807, da Família Real Portuguesa para o Brasil, e que faz parte do acervo do Museu Nacional dos Coches.

A exposição aborda ainda como decorreu a estadia da Corte Real no Rio de Janeiro entre 1808 e 1821, o contraste entre culturas tão diversas e o desenvolvimento económico e político desta ex-colónia que, a partir de 1815, foi elevada a Reino Unido ao de Portugal e dos Algarves e que em breve se tornaria um Império independente.

Patentes ao público estão cerca de 80 obras provenientes de várias instituições como o Museu da Marinha, Museu Nacional de Etnologia, Palácios Nacionais de Queluz e da Ajuda, Museu de Lisboa, Museu Frei Manuel do Cenáculo de Évora, Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Biblioteca Nacional de Portugal, Sociedade de Geografia de Lisboa, Museu de História Natural e da Ciência, Arquivo Histórico-Ultramarino, Biblioteca da Ajuda, e do Museu Nacional dos Coches.

A exposição pode ser vista na Sala de exposições temporárias do novo edifício do MNC, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

Há visitas orientadas pela investigadora científica da exposição, Maria Adelina Amorim, todas as penúltimas quartas-feiras dos meses de janeiro a junho, sempre às 11h00. As próximas datas são 21 de fevereiro, 21 de março, 18 de abril e 23 de maio.

Os bilhetes podem ser adquiridos no local e custam para o Museu – novo edifício 8 euros e o bilhete conjunto novo edifício + Picadeiro real 10 euros.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.