MNAA recebe Virgem da Sopa de Leite de Gérard David do Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique

DavidVirgem da Sopa de Leite , da autoria de Gérard David, pertencente à colecção do Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique, é a obra convidada do Museu Nacional de Arte Antiga, onde vai estar em exposição na sala 59, até dia 7 de setembro.

A obra é considerada “uma das mais cativantes composições de Gérard David, que nasceu em Oudewater, cerca de 1455 e morreu em Bruges, 1523, e pretende valorizar o carácter humano da infância de Cristo”. Com dimensões reduzidas, pressupõe-se que a pintura destinava-se ao culto numa residência privada. Dizem ainda os peritos e historiadores de arte que esta pintura reflete influências de uma obra perdida de Leonardo da Vinci.

Junto a este quadro o visitante pode apreciar a pintura Repouso na Fuga para o Egito, da colecção do MNAA e que possui características semelhantes à Virgem da Sopa de Leite, “de pequeno formato, mostra um grande pendor profano no tratamento da cena religiosa, não só ao “secularizar” a figura da Virgem como ao explorar a sedução da pintura de paisagem”.

A peça pode ser vista à terça-feira, das 14h00 às 18h00, e de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00.

O acesso é mediante a aquisição de bilhete para o Museu, que custa 5 euros (o bilhete normal).

Texto de Elsa Furtado

 

 

 

 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.