Mitos & Lendas de Sintra Ganham Vida Em Museu

A história dos monumentos e da região de Sintra, a par das suas lendas e mitos são agora a nova atracção da Vila Capital do Romantismo, no recentemente aberto ao público Centro Interpretativo de Mitos & Lendas de Sintra, instalado no edifício do Posto de Turismo.

As salas amplas e claras, que antes recebiam as exposições temporárias foram remodeladas e acolhem agora seres e personagens especiais que dão a conhecer de forma dinâmica e interativa um pouco da história desta Vila, muito conhecida também pelo seu misticismo e encanto.

A visita começa por cima, onde uma vista panorâmica da serra dá as boas vindas ao visitante, à sua frente quatro pontos interativos permitem conhecer a história dos monumentos à nossa frente. A acompanhar o visitante, um audio guia vai-nos contando as lendas do que estamos a ver.

À nossa volta, réplicas da vegetação luxuriante, típica da paisagem sintrense e o barulho da água a correr ajudam-nos a entrar no espírito.

A viagem segue para outro universo, o das lendas e fantasia. A Paixão entre um Cavaleiro Cristão e uma Moura, a Luta Entre Dois Irmãos, As Tentações de Um Rei e a Virtude de Frei Honório, são algumas das lendas aqui contadas, com a ajuda das novas tecnologias, ao longo de 17 espaços distintos.

 

O encanto da Quinta da Regaleira, e a imponência do Adamastor terminam o percurso, que nos dá ainda a conhecer alguns dos escritores que se apaixonaram pela região e a imortalizaram, como Eça de Queirós, Lord Byron ou o compositor Joseph Strauss.

O Centro Interpretativo Mitos e Lendas de Sintra pode ser visitado todos os dias, das 9h30 às 18h00 e os bilhetes custam 4,50 euros para os adultos.

Reportagem de Elsa Furtado (Texto e Fotos)

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.