Mercantina Tem Nova Carta

Mercantina
Mercantina

Pizzas ou massa são as imagens que o nosso cérebro habitualmente processa quando se fala em restaurante italiano. O ritual gastronómico deste país é, no entanto, muito mais diversificado e no restaurante Mercantina o Chefe Giorgio Damasio adapta-o ao paladar dos portugueses.

Fomos conhecer alguns dos pratos da nova carta, que o Chefe ainda estava a testar e desde a combinação de ingredientes, à sua equilibrada confecção, passando por uma apresentação cuidada, não podemos deixar de os recomendar.

Começámos com um Risotto de farinheira com croquete de ovo de codorniz, perfumado com manjerona e limão, numa espécie de nova nacionalidade gastronómica italo-portuguesa. Muito saboroso, com a surpresa no croquete. Seguiu-se a Saltimboccade frango, com presunto de Parma e salva, gnocchi à romana e molho marsala, prato adequado a quem prefere os sabores bem fortes do presunto e do queijo.

A refeição foi selada com um mil folhas de framboesa e creme de limoncelo. Ainda que não seja uma sobremesa fácil de partir, principalmente se se tratar de uma refeição feita com alguma cortesia, dada a boa consistência do mil folhas, certo é que não sobrou uma migalha…

Os chás frescos são uma boa opção para acompanhar a refeição que se pretenda ligeira e sem álcool. Há no entanto, uma carta razoável tanto de vinhos portugueses como italianos para combinar com os pedidos.

A Mercantina encontra-se aberta numa das lojas exteriores do Centro Comercial de Alvalade, desde 2013. Para além do restaurante tem uma ampla zona de esplanada. Abre todos os dias para almoços e jantares e serve pizzas em forno a lenha, entre outras iguarias.

Destaca-se ainda por ter sido o segundo restaurante em Portugal a receber a certificação da Associazione Verace Pizza Napoletana, entidade que distingue as melhores pizzas napolitanas a nível mundial. Abre brevemente, um novo espaço, no Chiado que, para além dos pratos habituais, irá ter disponível dois menu de degustação, composto por um prato de antipasti, primi piatti e dolci, cujo preço oscilará entre os 26 e os 29 euros.

Reportagem de Tânia Fernandes

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.