Mercado Romano Este Fim-de-Semana nas Ruínas de Tróia

As Ruínas Romanas de Tróia vão ser palco de um Mercado Romano, nos próximos dias 1, 2 e 3 de maio. Este ano recriam-se os Ludi Florales, Jogos Florais, um conhecido festival romano em honra da deusa Flora. Uma verdadeira viagem ao passado, que terá como objetivo reavivar a história daquele que é o maior complexo de salgas de peixe conhecido no mundo romano.

A iniciativa, organizada pelo Troia Resort, visa recuar dois mil anos no tempo. Ao longo do dia será possível assistir a vários momentos teatrais associados ao culto da deusa Flora, como o Florifertum, o Mito da Deusa Flora e o nascimento de Marte. Haverá também tabernas romanas onde não faltarão os sabores de época, como o porco no espeto, a sopa de “entulho”, os crepes gauleses, hidromel e muito vinho. Vários artesãos e vendedores terão à venda peças em ferro e cerâmica, bijuteria, coroas de flores, frutos secos, vários doces e mel, no meio de muita música, danças e animação.

Uma Quinta Romana com animais vivos e passeios de burro e de pónei farão as delícias dos mais novos. Haverá ainda oficinas educativas para fazer coroas de flores, louros e hera e máscaras de teatro clássico inspiradas na figura da deusa Flora e seu esposo Zéfiro, organizadas pelo Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas. As crianças serão ainda convidadas a preparar oferendas para a deusa e diversos jogos tradicionais romanos vão garantir o divertimento de toda a família.

O evento tem a parceria da Câmara Municipal de Grândola, da Câmara Municipal de Setúbal, do Turismo do Alentejo, do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, do Pestana Tróia e Infratróia. A animação histórica está a cargo do Passado Vivo e a transportadora oficial é a Atlantic Ferries.

Mercado Romano nas Ruínas de Troia terá lugar entre os dias 1 e 3 de maio, das 11h00 às 20h00. A entrada tem o custo de 3 euros por dia e é gratuita para menores de 5 anos. Para chegar às Ruínas Romanas de Tróia, haverá o serviço de transporte gratuito de visitantes em autocarros a partir dos cais dos ferries e dos catamarans de Tróia.

Texto e Fotografias de Tânia Fernandes

1 Comentário

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.