Mercado Quinhentista Anima Forte De São Filipe Em Setúbal

Está a decorrer até domingo, dia 2 de abril, no Forte São Filipe em Setúbal o Mercado Quinhentista, que marca também a reabertura do monumento ao público após uma profunda intervenção de restauro.

Inspirado na chegada do Rei Filipe I a Setúbal para construção do Forte de S. Filipe, no final do século XVI, o Mercado convida a uma viagem ao passado de cariz única.

A programação inclui inúmeras atividades, protagonizadas por cerca de meia centena de artistas, recriação do quotidiano camponês da época, demonstrações de voo livre de aves de rapina e demonstração de armas de combate e de cães de grande porte, assistir a espetáculos de fogo, atuações malabaristas, espetáculos musicais e de dança com inspiração na época, e jogos para crianças.

É ainda possível visitar a mostra Tortura Medieval, onde se podem ver instrumentos utilizados nas práticas de tortura durante a Idade Média; exposições temáticas, nomeadamente de ferramentas e utensílios rurais, de instrumentos musicais medievais, de caligrafia e iluminura da época, assim como uma mostra de armas e de jogos de tabuleiro típicos daquele período.

Ao longo da estrada de acesso ao forte, desde o primeiro portão até ao largo da entrada principal da fortificação estarão tendas e tendinhas que farão o comércio desta feira quinhentista ser o mais fiel  à época quanto possível, tal como o acampamento instalado no recinto.

Hoje o recinto abre às 15h00, mas sábado e domingo abre portas às 13h00, as portas encerram pela meia noite, e no domingo o encerramento está marcado para as 19h30 numa grande festa com a presença de todos os grupos de animação que por aqui passaram.

Os bilhetes estão à venda no local e custam 2 euros por pessoa, as crianças até aos 12 anos não pagam entrada.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.