Meet Vincent Van Gogh Em Belém A Partir De 28 De Fevereiro

Meet Vincent van Gogh é a mostra interativa e sensorial que abre ao público no dia 28 de fevereiro, no Terreiro das Missas em Belém (Lisboa), numa parceria entre a UAU e a Fundação Museu Van Gogh da Holanda.

Meet Vincent van Gogh é um conceito inovador de edutainment desenvolvido com a missão de preservar e difundir a obra do pintor, levando-a além-fronteiras, a diferentes lugares e públicos.

Segundo a produtora UAU, esta, “mais que uma exposição é uma viagem imersiva e multissensorial pela vida de Van Gogh, seus sentimentos, angústias, amores, pensamentos, em que interagir e tocar é uma obrigação de cada visitante. Please, do Touch!”.

Experimentar, descobrir e fazer!
Ao longo do percurso, que recria os principais locais da vida do pintor, como o café Le Tambourin, em Paris, o hospital de Saint-Rémy onde esteve internado, a Casa Amarela em Arles ou o seu famoso quarto, diversas projecções, filmes e fotografias acompanham o visitante na sua imersão na vida de Van Gogh. Permitindo a cada visitante aprofundar o seu conhecimento, existem diversos pontos interactivos que desafiam o visitante a testar as suas capacidades artísticas aplicando as técnicas desenvolvidas pelo pintor.

Tecnologicamente inovadora, Meet Vincent van Gogh tem também diversos postos multimédia onde é possível recriar o estilo das pinceladas de Van Gogh, “restaurar” os seus quadros, estudar a ciência por trás das obras de arte, tornando-se quase um curador do museu, ou descobrir a influência que a obra deste artista tem ainda na actualidade.

A visita à exposição é enriquecida com áudio-guias gratuitos, em versão infantil e versão adulta, através dos quais o artista, seus amigos e família revelam excertos da sua vida, retirados da vasta correspondência que Vincent manteve ao longo da vida com os que lhe eram queridos. Para os mais pequenos, há ainda uma Caça ao Tesouro, um emocionante desafio à sua atenção e capacidade de apreensão de detalhes da vida e obra de Van Gogh.

As vozes portuguesas que participam neste projeto são Ricardo Monteiro (Vincent van Gogh), Rui Luís Brás (Theo van Gogh), Manuela Couto (Jo van Gogh), Carmen Santos (mãe de Vincent), João Didelet (pai de Vincent), João Lagarto (Paul Gauguin), João Maria Pinto (Dr. Peyron e leiloeiro), Romeu Vala (habitante de Arles e Axel Ruger), Adriano Luz (Williem van Gogh) e Maria Camões (anfitriã).

Os áudio-guias vão estar disponíveis em português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, mandarim e coreano, e acompanham o visitante por alguns dos principais locais da vida do pintor, o hospital onde esteve internado, a Casa Amarela, ou o seu famoso quarto, que através de diversas projecções, filmes, fotografias permitem o aprofundamento do conhecimento da vida de Van Gogh.

A mostra vai poder ser visitada a partir de 28 de fevereiro de 2020, em Belém, no Terreiro das Missas, de segunda a quinta feira e domingos, das 10h00 às 19h00 e às sextas e sábados, das 10h00 às 20h00.

Os bilhetes podem ser adquiridos online e custam 13 euros o bilhete normal, 9 euros o bilhete estudante e 27 euros o Pack Família, de segunda a sexta; e aos sábados e domingos custa 15 euros o bilhete normal, 11 euros o bilhete estudante e 33 euros o Pack Família. De referir ainda que, a visita é recomendada para maiores de 3 anos.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.