Máscaras Fizeram A Festa Na Baixa Lisboeta

Reportagem de Alexandra Gil

Ponto alto do Festival Máscara Ibérica, o Desfile Máscara Ibérica voltou no passado sábado a animar a Baixa de Lisboa. Cerca de 500 participantes, divididos por 30 grupos, partiram da Praça do Município rumo ao Rossio, fazendo as delícias das centenas de lisboetas e turistas que não quiseram perder pitada da festa.

De máquina fotográfica em punho, foram muitos os que registaram esta tarde animada, mas mesmo aqueles que não posaram com os mascarados foram incapazes de conter o sorriso e até uma gargalhada.

Nesta IX edição, o desfile foi aberto pelos convidados do Brasil; os Mascarados de Maragojipe, que levaram à Baixa a cor e o ritmo do lado de lá do Atlântico. Mas foram mesmo os outros convidados vindos de Itália que empolgaram o público. Oriundos da Sardenha, os Mamuthones e Issohadores Pro Loco Mamoiada, figuras típicas do Carnaval da região italiana, não deixaram ninguém indiferente. Os primeiros de máscara negra e com uma dose generosa de chocalhos às costas fizeram-se ouvir a valer e houve até quem apanhasse um ou outro susto. Já os Issohadores, de máscara branca, mostraram os seus dotes com o laço, laçando os mais incautos, sobretudo as mulheres, a quem depois pediam um beijo.

 

Entre os restantes grupos oriundos da Península Ibérica, destaque para os Pauliteiros da Granja, de Miranda do Douro, que conquistaram o público com a sua dança. Despercebidos também não passaram os Caretos de Podence. Oriundos de Macedo de Cavaleiros, estes populares mascarados coloriram a Baixa com os seus fatos de franjas coloridos e provocaram a assistência em apressadas corridas, agarrando as mulheres mais desprevenidas.

Bem atrevidos foram também os Carnavales de Villanueva de Valrojo, Zamora, que recriaram antigos rituais, perseguindo a assistência feminina com as suas rondas e chocalhos. Entre risos, sustos e muitos cliques, o Desfile integrado do Festival Internacional Máscara Ibérica, organizado pela Progestur e a EGEAC, foi novamente um êxito, com a festa a prosseguir ao final da tarde no Rossio. Agora é esperar pelo próximo!

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.