Máscaras e outros objetos rituais na exposição Quando os Deuses visitam Bali no Museu da Marioneta

Quando os Deuses Visitam BaliMáscaras e marionetas, mas também joias esculturas e tecidos formam a exposição Quando os Deuses visitam Bali, recentemente inaugurada no Museu da Marioneta. À coleção única de Francisco Capelo juntaram-se algumas peças emprestadas pelo Museu Nacional de Etnologia, permitindo criar uma imagem dos objetos do quotidiano e dos rituais da Indonésia. Bali, ou a “Ilha dos Deuse”», é um mundo de tradições milenares, onde hinduísmo, budismo e antigas crenças dos povos indígenas se misturaram ao longo dos séculos, criando uma forma de vida ímpar, uma cultura única, original e viva.

Francisco Capelo é um colecionador português e a maioria das peças patentes nesta exposição pertence à sua coleção, que foi sendo recolhida nas suas inúmeras viagens. A exposição permanente do Museu da Marioneta tem em exibição outras peças de Francisco Capelo, nomeadamente diversas máscaras e marionetas asiáticas e africanas

Estão previstas visitas guiadas por Francisco Capelo à exposição no dia 8 de novembro às 15h00 e dia 22 de novembro às 15h00. A visita não tem custo mas está sujeita a marcação prévia através do museudamarioneta@egeac.pt.

Durante estes quatro meses de exposição, estão também previstas Oficinas para Famílias que promovem contacto com o universo da Ilha de Bali, local de tradições e história, através das artes performativas: dança, drama e música. Após uma breve visita à exposição, pais e filhos vão unir-se e recriar algumas das peças expostas, podendo depois encarnar nestas personagens.
Estão previstos três sábados, com três oficinas diferentes: Barong, Máscaras de Dança e Drama  (8 de novembro às 10h30),  Wayang Kulit, Marionetas de Sombras de Bali (13 de dezembro às 10h30) e Pinturas Kamasan, As Aventuras do Príncipe Panji (10 de janeiro às 10h30). Estas oficinas têm um custo de 5 euros  (1 adulto + 1 criança maior de 6 anos) e requerem marcação prévia para o e-mail museudamarioneta@egeac.pt

A exposição Quando os Deuses visitam Bali pode ser visitada até ao dia 18 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas admissões às 12h30 e 17h30). Encerra dia 24 e 25 de dezembro e na tarde de 31 de dezembro. A entrada é gratuita.

Reportagem de Tânia Fernandes

 

 

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.