Marinha assinala Centenário da República com exposição temporária

Associando-se às celebrações do Centenário da República, a Armada assinala a efeméride com uma exposição temporária, na qual é evocado o papel decisivo desempenhado pelos seus militares e navios durante a revolução de 5 de Outubro de 1910. A exposição é constituída por dois núcleos expositivos: A Marinha na República – Os Marinheiros, na Casa da Balança (Instalações Centrais da Marinha, próximas do Terreiro do Paço), e A Marinha na República – Os Navios, no Museu de Marinha, em Belém.
“Em Outubro de 1910 um punhado de homens lutou para mudar o rumo do país. Esses revolucionários, muitos deles marinheiros, enfrentaram uma força mais poderosa e o regime instituído. Bateram-se firmemente, arriscando a sua vida e, mesmo quando tudo parecia perdido, houve quem mantivesse a esperança, defendendo sempre o ideal republicano. Os marinheiros romperam por Lisboa, por terra e por mar. Os navios da Armada foram tomados e na Rotunda manteve-se o pé firme.
Na manhã de dia 5 de Outubro de 1910, o povo despertou para uma nova página na História de Portugal”.

A exposição vai estar patente até 5 de Janeiro, podendo ser visitada todos os dias das 10h00 às 17h00, com entrada gratuita.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.