Mais antigo hotel de Viana do Castelo vai acolher incubadora criativa

hotel_aliancaO Hotel Aliança, a unidade hoteleira mais antiga de Viana do Castelo, vai dar lugar a uma incubadora criativa. Segundo o anúncio feito por José Maria Costa, presidente da autarquia, já estão a ser realizados contatos com os proprietários do edifício e o projeto, em fase de análise, deverá ser alvo de candidatura a fundos comunitários. Encerrado em 2011, o Hotel Aliança deverá ver os seus quartos usados para apoio aos criadores e as áreas comuns transformadas em espaços de exposição.

Com a marca do projeto Viana Criativa, a incubadora será, segundo o presidente da câmara, um local de acolhimento para os jovens talentos de Viana do Castelo iniciarem a sua atividade e promoverem o seu trabalho. “Estamos a trabalhar num grupo base para lançamento desse projeto, jovens que já estejam implementados no mercado para ajudar os mais novos”, acrescentou.

A Viana Criativa, projeto que envolve a câmara municipal, a Associação Empresarial e o Instituto Politécnico e dezenas de outras entidades públicas e privadas, aposta “numa entidade territorial forte e diferenciadora, assente na criatividade”, procurando “valorizar as vivências, o talento e os negócios num ambiente urbano, multicultural e tolerante”.

O Hotel Aliança, situado de frente para o rio Lima na Av. dos Combatentes da Grande Guerra, surgiu em 1798 sob o nome de Hotel Águia de Ouro. Só em 1907 ganhou a atual designação. Encerrado desde há 13 anos, o espaço com 350 metros quadrados e categoria de duas estrelas oferece 22 quartos num total de 44 camas.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.