Macieira Lançou Coleção D’Autor Para Celebrar os 130 anos da Marca

macieira“Um Café e uma Macieira por favor!” quem não se lembra desta frase, nos velhinhos anúncios da marca que passavam na televisão nos idos anos 80? Pois bem, a secular marca de origem nacional está de parabéns ao completar 130 anos de existência, que assinala com o lançamento de uma edição especial deste brandy nacional.

Embora Portugal nunca tenha sido um país com grande tradição no consumo de brandys (e cognacs), sempre preferimos mais o vinho do Porto como digestivo e mais tarde o whisky, a Macieira sempre ocupou um papel de destaque no mercado das bebidas destiladas consumidas em Portugal, e apesar das novas tendências de consumo – vodka, gin, misturas, a marca volta a apostar no mercado nacional e lança agora uma edição limitada e muito especial, por ocasião do seu aniversário – a Macieira Coleção d’Autor.

Esta nova Macieira é uma homenagem ao seu criador José Guilherme Macieira, filho de José Maria Macieira (fundador da Casa Macieira),  que a criou após ter estudado enologia na Região Francesa de Cognac, e a começou a produzir no Bombarral em 1885, onde a produção permaneceu até 2014, ano em que mudou para Espanha.

Desde então, a bebida tem acompanhado a História de Portugal, tendo sido bebida de eleição de reis e poetas, abasteceu a casa real a pedido do Rei D. Carlos I e acompanhava Fernando Pessoa no seu café diário.

Esta edição especial vem numa garrafa de cor preta, com estrelas brilhantes nos rótulos colecionáveis,  que apresentam quatro motivos diferentes, como os Barcos Rabelos no Douro, os Santos Populares em Alfama, os Trajes Académicos de Coimbra, e as Planícies do Alentejo.

O líquido tem uma cor âmbar intensa e um aroma forte, das aguardentes vínicas envelhecidas em barricas de carvalho americano, entre 8 a 28 anos, que serviram de base a um novo blend. É caracterizado por notas doces e frutadas e por um sabor agradável e muito persistente. Pode ser servido simples ou nos dias de calor em que apetece algo refrescante, com dois cubos de gelo.

A Macieira Coleção D’autor está disponível no mercado com um preço de venda ao público de 12.49 euros.

Texto de Elsa Furtado e Teresa Leal

Artigo anteriorA Gastronomia de Topo Está de Volta ao Pine Cliffs Resort
Próximo artigoA Arte Contemporânea pelo Olhar do Colecionador no Museu Berardo

Leave a Reply