MAAT Celebra Dia 18 De Maio Com Programação Especial

O MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa, celebra o próximo dia 18 de maio de 2020, Dia Internacional dos Museus, com uma programação especial.

As comemorações do Dia Internacional dos Museus, cujo tema este ano é “Diversidade e Inclusão”, relembram-nos que só através de um processo em aberto de debate produtivo e de solidariedade criativa é que os museus, enquanto precursores de cultura, podem continuar a apoiar a transformação das visões do mundo resultantes do respeito mútuo e cuidado pelo nosso destino comum, e que os desafios que um enfrenta são sempre desafios enfrentados por muitos.

O programa apresenta a produção Nyege Nyege: Uma Nova Esperança, primeiro capítulo do novo programa de música e som do MAAT, intitulado Terra Irada, com curadoria de Pedro Gomes, que irá decorrer ao longo dos próximos meses.

Uma iniciativa criada por dois europeus — Arlen Dilsizian e Derek Debru — em Kampala, no Uganda, a Nyege Nyege HQ tem proporcionado meios de produção, um festival, uma estrutura de representação e, sobretudo, vários canais viáveis a partir dos quais culturas insulares e com pouca exposição podem apresentar-se. Esta iniciativa inclui idiomas subsarianos, mas também de outras partes do mundo, num processo em constante expansão. “A Nyege Nyege tem sido um bastião de ideias e de iniciativas construtivas e positivas para a era pós-colonial. Tem ajudado a estimular o orgulho próprio dos artistas e, assim, a compreenderem que podem trabalhar fora das suas áreas artísticas de forma a provocarem um impacto concreto no mundo exterior. Ao fazê-lo ao longo dos últimos cinco anos e em vários continentes, o projeto tem contribuído para a expressão de pensamento livre num contexto de respeito mútuo e civilidade”.

A Nyege Nyege faz parte de um coletivo artístico sedeado em Kampala que inclui uma residência artística e estúdios comunitários, e duas editoras discográficas /Nyege Nyege Tapes e Hakuna Kulala). Para descrever o festival de quatro dias que organiza, a Nyege Nyege convoca as seguintes palavras: “alegria abundante, música e músicos alternativos em África, de África ou com um profundo interesse em conhecer melhor o continente; representa diversão e curiosidade e desafiar fronteiras, sempre com um sentido de inclusividade e um convite à surpresa.”

Nesta colaboração inédita com o MAAT, o programa transmite seis emissões diferentes a partir de cinco localizações no mundo — África do Sul, Mali, Tanzânia, Santa Lúcia, nas Caraíbas, Ilha da Reunião e Uganda — onde comunidades e ideias visionárias se unem sob uma única bandeira de progresso, confronto, celebração e compreensão.

Programação

16h00 – 17h00 (GMT)
Conversa moderada por Shannen SP com o curador Pedro Gomes e os cofundadores da Nyege Nyege, Arlen Dilsizian e Derek Debru.

17h00 – 21h00 (GMT)
Performances:
1. Menzi feat. Tshipo com Amabhotela (dancers). Durban, África do Sul. Estilo Local Future Gqom.
2. DJ Diaki. Sanankoroba, Mali. Estilo Balani Fou Show.
3. Jay Mitta & MC Anti Vairus. Dar Es Salaam, Tanzânia. Estilo Singeli.
4. DJ Chengz. Santa Lúcia (Caraíbas). Estilo Lucian Kuduro/ Dennery Segment.
5. Jako Maron. Réunion Island. Estilo Electro Maloya.
6. HHY & The Kampala Unit. Uganda/Portugal/Congo. Avant Percussion Ensemble.

Veja a programação completa aqui.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.