Lumina preencheu Cascais de arte e luz

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

lumina_04Cascais encheu-se de curiosos, no passado fim-de-semana, e o motivo não foi um qualquer cantor romântico, mas peças de arte. Lumina, o Festival da Luz, traçou um percurso constituído por obras de artistas internacionais pela vila de Cascais. As intervenções de luz e arte contemporânea conduziram os milhares de visitantes pelas ruas para contemplar ou mesmo interagir com as peças expostas.

Espanto, surpresa e curiosidade, foram algumas das reações dos que não resistiram ao apelo de re-descobrir o centro histórico, a baía de Cascais, visitar a cidadela ou atravessar o Jardim Marechal Carmona à noite. Projeções nos edifícios, objetos iluminados, recriação de espaços, luzes a reagir ao toque, performance, foram algumas das abordagens criativas desenvolvidas.

Este festival, dedicado à arte da luz, tem feito sucesso em todo o mundo e acontece pela segunda vez em Portugal. A experiência cultural é dirigida pela “O Cubo”, empresa fundadora desta iniciativa, que recentemente foi responsável pela projeção multimedia no Arco da Rua Augusta.

 

Artigo anteriorPalácio de Monserrate apresenta exposição de Thelma Chambers
Próximo artigo2.ª Edição do Concurso Literário Book.it já está a decorrer

Leave a Reply