Lourinhã Promove Semana Gastronómica da Abóbora a partir de 26 de Outubro

Screen Shot 2015-10-21 at 16.05.57De 26 de outubro a 1 de novembro realiza-se a Semana Gastronómica da Abóbora, no Concelho da Lourinhã.

Tal como o nome indica, esta é uma semana em que estarão à prova diversas iguarias que têm a abóbora como ingrediente principal, como a abóbora recheada, quiche de abóbora, tarte de abóbora com laranja, creme de três abóboras com especiarias, propostas que serão apresentadas nos restaurantes da freguesia que aderiram a esta iniciativa.

A Semana Gastronómica da Abóbora realiza-se no âmbito da 2ª edição do Festival da Abóbora, que irá decorrer de 30 de outubro a 1 de novembro e que conta com mostras de gastronómicas, exposições, workshops e concursos.

O Pavilhão Multiusos da Atalaia irá ser o palco das várias iniciativas e onde serão premiadas as maiores e mais criativas abóboras, o melhor prato de gastronomia e o melhor doce com abóbora.

No dia 1 de novembro, domingo, e com o apoio das pastelarias da região, será apresentada uma torta gigante com doce de abóbora que pretende superar os quarenta metros conseguidos na edição do ano passado e cuja venda reverte a favor dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã.

No sábado, dia 31 de outubro, decorrem as Jornadas Técnicas sobre Agricultura e Cultura da Abóbora a partir das 14h30. Da parte da manhã, pelas 11h30, será possível aos visitantes conhecer uma unidade de processamento de abóbora.

Nesta edição do Festival da Abóbora é ainda lançado o projeto Rota Atlântica da Abóbora que visa divulgar aos visitantes um vasto programa de locais a visitar na Lourinhã dando a conhecer de outra forma este concelho.

A Semana Gastronómica da Abóbora e o Festival da Abóbora são iniciativas organizadas pela Freguesia de Lourinhã e Atalaia.

Texto de Marta Plácido

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.