Lourinhã Promove Aguardente Em Quinzena Gastronómica

A aguardente da Lourinhã volta a estar em destaque em mais Quinzena Gastronómica Aguardente DOC Lourinhã, a quinta, que decorre de 10 a 20 de novembro.

Esta iniciativa, promovida pela autarquia local, pretende promover e valorizar o produto que é a única aguardente do País produzida em Região Demarcada, a qual só encontra paralelo a nível europeu nas aguardentes francesas das regiões de Cognac e de Armagnac.

Nesta Quinzena Gastronómica é possível descobrir a especificidade da Aguardente associada à Gastronomia. Para tal, conta-se com a participação de 14 restaurantes locais que prometem apresentar pratos inovadores: Bife de Crocodilo com redução de Aguardente DOC Lourinhã, Acompanhado de Arroz de Manjericão e Legumes Braseados em Anis; Bife da Vazia com Molho de Pimenta e Aguardente DOC Lourinhã; Caldeirada Regada com Aguardente DOC Lourinhã; Crepe de Aguardente DOC Lourinhã guarnecido com Frango Indonesiano aromatizado com Aguardente DOC Lourinhã; Pizza de Gambas Flambeadas com Aguardente DOC Lourinhã, entre muitos outros.

No âmbito do evento realiza-se, no hoje, 8 de novembro, uma Prova Comentada de Aguardente DOC Lourinhã, às 15h00, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

No dia 12 de novembro de manhã está prevista uma visita guiada às vinhas e lagares antigos bem como à Adega A. J. Vinhos – Experiências Vinícolas, as tradições das vinhas e lagares. No período da tarde, celebra-se o dia aberto na Adega Cooperativa da Lourinhã com visita às instalações, prova comentada e sorteio de prémios. A participação nestas atividades é gratuita e limitada a 80 pessoas, mediante inscrição.

O programa inclui ainda, no dia 19 de novembro, a iniciativa Live Cooking Sabores do Oeste com Aguardente DOC Lourinhã, a decorrer no Mercado Municipal da Praia da Areia Branca, entre as 10h00 e as 12h00. A confeccionar uma ementa à base de produtos locais e da Aguardente DOC Lourinhã, estará o Chefe Ricardo Ferreira.

A iniciativa insere-se no âmbito do Dia Europeu do Enoturismo que se celebra a 13 de novembro, numa ação coordenada pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

A 5ª Quinzena Gastronómica Aguardente DOC Lourinhã resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Lourinhã e a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol, a Junta de Freguesia da Moita dos Ferreiros e os seguintes estabelecimentos de restauração: Areal Beach Bar, Barracão do Petisco, Castelo, Chico Neto, Chocolataria Callin, Dom Lourenço, Jardim Cervejaria, Noiva do Mar, O Pão Saloio, Os Severianos, Pizzaria da Praia, Paraíso da Foz, Pizza & Companhia e Restaurante Residencial Braga.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.