Lourinhã organiza festival dedicado à Abóbora

Screen Shot 2014-10-27 at 15.13.29O 1º Festival da Abóbora chega à Lourinhã de 31 de outubro a 2 de novembro, numa mostra de gastronomia, artesanato, exposições e workshops.

O tema estará sempre à volta da produção e utilização da abóbora e o local não poderia ser mais adequado uma vez que o concelho da Lourinhã tem um peso de 62,55% na produção nacional de abóbora.

No sábado, dia 1 de novembro, serão realizados diversos colóquios e debates com o público sobre a técnica da cultura da abóbora e será possível visitar instalações de armazenamento e processamento pós-colheita deste fruto.

Haverá lugar a diversos concursos, nomeadamente, “Os melhores exemplares nas diversas variedades de abóbora”, “O melhor prato de gastronomia”, “O melhor doce com abóbora” e “A Mais Original e Criativa Abóbora de Halloween”.

Nos workshops há a referir a presença do chefe de cozinha António Gaspar, na culinária, de Eduardo Martins, no workshop de barman, a professora Piedade Leitão no workshop de cupcakes e bolachinhas de abóboras brincalhonas e também uma prova de Aguardente DOC Lourinhã com doce de abóbora que conta com a presença dos Confrades da Colegiada Nossa Senhora da Anunciação.

No domingo, dia 2 de novembro, o destaque é para a maior torta de abóbora, que será confecionada por pasteleiros da Lourinhã. O resultado da venda da torta irá reverter para a ADAPECIL, Associação de Amor para a Educação de Cidadãos Inadaptados da Lourinhã.

O Festival da Abóbora é organizado pela União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, tendo lugar no Pavilhão Multiusos da Atalaia.

O objetivo principal desta iniciativa é a valorização da abóbora, dos seus derivados e das potencialidades da sua utilização, associados à animação e criatividade locais, num concelho onde existem cerca de 1000 ha dedicados à produção de abóbora.

Texto de Marta Plácido

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.