Loja das Conservas abre em Lisboa

Reportagem de Alexandra Gil

loja_conservas_1

Chama-se Loja das Conservas e, como o nome indica, apresenta-se como uma montra do que de melhor tem para oferecer a indústria conserveira nacional.

Localizado na Rua do Arsenal, artéria lisboeta afamada pelas suas mercearias tradicionais, o espaço agora inaugurado constitui um projeto pioneiro e inovador apadrinhado pela Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe.

À espera dos visitantes está uma montra composta por mais de três centenas de produtos oriundos de 17 conserveiras. Dos mais comuns patés a verdadeiras iguarias, como as ovas de sardinha, destacam-se alguns artigos até agora exclusivos para exportação e que estão agora ao alcance dos portugueses, mas não só, dos turistas que por aqui passam também.

Trazer as conservas de volta à mesa dos portugueses é um dos objetivos principais da loja, que também aposta no turismo não apenas através do produto à venda, mas também pelo design moderno que recupera a imagem de uma conserveira no mural criado por Jaime Rydel.

Atenta a um novo público exigente também com a embalagem, a Loja das Conservas disponibiliza caixas com as quais é possível criar cabazes personalizados, quem sabe para oferece já na quadra natalícia.

Apostada em dinamizar uma indústria conserveira, a loja irá já a partir do próximo ano levar a cabo eventos dedicados às conserveiras presentes. Assim, quem passar pelo 130 da Rua do Arsenal poderá ficar a conhecer melhor as respetivas iguarias em iniciativas gastronómicas a cargo de chefes conceituados e um pouco da história dos seus produtores.

Actualmente, a indústria portuguesa de conservas emprega directamente mais de 3500 pessoas. A tradição do pescado em conserva portuguesa está em franca expansão global e é um verdadeiro caso de sucesso. Graças à exportação para mais de 70 países, foram comercializadas entre janeiro e setembro de 2013 cerca de 40 mil toneladas de conservas, o que se refletiu num crescimento de 25,9 por cento face a 2012. A faturação, essa ascendeu a 165 milhões de euros, verificando um aumento de 23,8 por cento relativamente ao ano passado.

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.