LisbonWeek 2019 Convida A Descobrir O Bairro Da Ajuda Em Lisboa

A LisbonWeek, evento cultural e turístico de Lisboa, está de regresso à Capital, desta feita na sua 5ª edição e vai decorrer no Bairro da Ajuda, de 26 de outubro a 3 de novembro de 2019, com uma intensa agenda cultural e turística, com exposições, música, arte e visitas inéditas a espaços privados.

Desde 2012 que o projeto do LisbonWeek dá uma nova vida aos bairros menos centrais de Lisboa, trazendo a público o património material e imaterial da cidade, desconhecido e/ou pouco visitado, através de intervenções culturais e turísticas que dão a conhecer esses mesmos bairros, os seus moradores e as suas histórias. A atenção foca-se, desta vez, na freguesia da Ajuda, depois de já ter passado por Alvalade e pelo Lumiar, por exemplo.

A programação da LisbonWeek inclui atividades de acesso gratuito e visitas pagas, quer a locais icónicos do Bairro da Ajuda, como a zonas até então interditas ao público. É o caso da Igreja da Memória, na qual os visitantes poderão, pela primeira vez, subir à cúpula, ou o Jardim Das Damas, nas traseiras do Palácio Nacional da Ajuda, que será aberto para acolher ações nestes dias.

O programa contempla também a abertura de salas nunca antes visitadas do Palácio Nacional da Ajuda, visitas originais ao Jardim Botânico, desenhadas por especialistas em diversas áreas (desde Botânica a Arquitetura), visitas ao Cemitério da Ajuda, bem como rotas que passam por vários Miradouros e pelos Moinhos da Ajuda, e outras iniciativas como exposições e mostras de arte.

Uma das grandes novidades desta edição é o projeto A Minha Ajuda, que desafia os moradores, através das redes sociais, a enviarem fotografias para um estendal que a organização irá construir no pátio da Junta de Freguesia, juntamente com o curso de Design de Moda da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (cujo pólo se situa nesta freguesia).

A Arte Urbana também é uma vertente fundamental da LisbonWeek. Depois de, no ano passado, o argentino Felipe Pantone ter preenchido a lateral de um prédio na Praça Bernardino Machado e de Robert Panda ter criado os “Estúpidos” no Jardim de Telheiras, o projeto Inside Out juntará retratos de 225 moradores da Ajuda numa exposição a céu aberto. “A nossa vontade é ir deixando a nossa marca e focos de atenção ligados às artes nestes bairros mais esquecidos”.

Os bilhetes para as visitas culturais da LisbonWeek já estão disponíveis para compra online a um preço de 7 euros.

A programação completa pode ser vista aqui.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.