Lisboa Vai Ser Invadida Pelo É De Fones! A 23 de Maio

È de Fones - cartazÉ De Fones! tem a sua primeira edição no dia 23 de maio, numa organização da Fundação Inatel, sendo um evento que pretende homenagear o património musical português e que conta com a participação de músicos, profissionais e amadores, tocadores populares, professores e alunos de música, com o objetivo de destacar os instrumentos musicais tradicionais.

Nesta invasão de som pela cidade de Lisboa que vai passando por várias praças, cada uma com uma família dos instrumentos tradicionais, nomeadamente Praça da Alegria e dos Cordofones, Praça do Comércio e dos Aerofones, Praça Luís de Camões e dos Membranofones, Praça do Martim Moniz e dos Idiofones, quinhentos tocadores de instrumentos musicais tradicionais irão em desfile até ao Rossio, sendo acompanhados pelos Gaiteiros de Lisboa como grupo embaixador e Amélia Muge como guardiã de todos os fones.

Faz-se assim a celebração das quatro famílias de instrumentos, os cordofones (instrumentos de corda), os aerofones (instrumentos de sopro), os membranofones (instrumentos de percussão) e os idiofones (instrumentos de vibração), culminando num grande concerto conjunto na Praça do Rossio!

Esta iniciativa, que integra as comemorações do octagésimo aniversário da Fundação Inatel, terá a apresentação de João Paulo Rodrigues e Pedro Alves, e terá início às 15h00, do dia 23 de maio, na Baixa de Lisboa.

Texto de Joana Resende

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.