Lisboa tem novo elevador que liga Baixa ao Castelo

Reportagem de Alexandra Gil

elevador_castelo_1Quem não se lembra de ouvir falar de um projeto de um elevador que ligasse a Baixa ao Castelo? Pois bem, finalmente, e alguns alguns presidentes da câmara depois e muita polémica à mistura que levaram à suspensão do projeto, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) inaugurou no passado sábado os elevadores que ligam a Rua dos Fanqueiros ao topo da Rua da Madalena.

A nova infra-estrutura insere-se no chamado “Percurso de atravessamento pedonal assistido por meios mecânicos de elevação, da Baixa ao Castelo de São Jorge” e tem como finalidade, segundo a autarquia, “articular as diferentes cotas entre colinas, facilitando a subida e ajudando também a revitalizar e a requalificar a envolvente a este caminho”.

Após uma breve viagem de alguns segundos num dos três novos elevadores disponíveis, os utilizadores que queiram chegar ao monumento terão de fazer uma curta caminhada até ao elevador panorâmico do antigo Mercado do Chão do Loureiro, concluído em 2011, e então subirem até à Rua da Costa do Castelo.

De acordo com dados da CML, a recuperação do edifício, sito nos números 170/178 da Rua dos Fanqueiros, bem como a sua reconversão em elevador, rondou os 1,5 milhões de euros.

Os novos elevadores funcionam diariamente entre as 9h00 e as 21h00 e a viagem, ao contrário do que chegou a ser anunciado, é gratuita.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.