Lisboa Recebe A 1ª Edição Da Regata De Portugal

O Terminal de Cruzeiros de Lisboa foi o palco escolhido para a apresentação oficial da primeira edição da Regata de Lisboa, que se realiza de 3 a 7 de outubro, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Um evento de entrada livre que visa promover a portugalidade. Vela, Gastronomia, Música, Arte e Sustentabilidade fazem parte da programação que vai decorrer ao longo de cinco dias, num total de 70 horas de festa.

“Queremos celebrar Portugal e os portugueses. Serão cinco dias de uma grande festa de Portugalidade que conta, obviamente, com o melhor da Vela mas, também, com tantos outros talentos nacionais nas áreas da música, da gastronomia, da arte. Um evento que pretende enaltecer o “mar de portugueses” que levam o país além-fronteiras, seja a bordo de um dos mais velozes catamarãs, seja através de uma música que põe multidões a dançar noutros continentes, seja através de uma peça de arte que percorre o mundo ou de sabores e aromas tão típicos do nosso país que fazem as delícias dos paladares estrangeiros”, explicou Francisco Mello e Castro, responsável pela organização da Regata de Portugal, na conferência de imprensa.

Para Bernardo Freitas, velejador olímpico e embaixador da Regata de Portugal para a vela, “A realização deste evento terá um impacto muito positivo para Lisboa e, também, para o país. Ter uma disciplina como o Match Racing nas nossas águas mostrará aos Portugueses o espetáculo que é o nosso desporto e dará oportunidade aos velejadores nacionais de competir ao mais alto nível. Agregar todas estas áreas será uma explosão de cultura que, com certeza, chegará além-fronteiras”.

No mar vão estar 12 equipas do circuito internacional World Match Racing Tour em competição e em terra, além de exposições de arte e criações de artistas urbanos nacionais, vão existir dois espaços gastronómicos comandados pelo Chefe Vítor Sobral, em que o ingrediente principal vai ser o Peixe.

Na zona da Aldeia de Pescadores haverá vários food corners, com diferentes propostas gastronómicas e chefes convidados, com capacidade para 600 lugares sentados. A segunda zona fica à beira-rio, e terá um restaurante de cozinha de autor, inspirado no mar, com pratos assinados pelo próprio Chefe Vítor Sobral.

A programação de Arte foi entregue a Gonçalo Mar, que vai destacar a arte urbana e graffitis, e escolheu vários outros artistas urbanos nacionais para se juntarem a ele nesta iniciativa. Haverá ainda uma exposição sustentável, com peças inéditas, dedicada aos mares.

Já na programação musical, todos os dias, entre as 19h00 e as 22h00, a Regata de Portugal irá promover sunsets ao som de diferentes DJ’s portugueses. O cartaz musical tem a curadoria de Deejay Kamala e o acesso aos DJ Sets, tal como aos restantes espaços e atividades do recinto (com exceção da Área Corporate), também se fará de forma gratuita.

O “tiro de largada” acontece a 3 de outubro com o DJ André Henriques, que será o anfitrião da primeira festa. A 4 de outubro o set é de Moullinex DJ Set. No dia 5 de outubro a dupla composta por DJ Ride e Stereossauro – Beatbombers IDA World Champions – prometem um act ao estilo do refinado clubbing. No penúltimo dia, a festa fica a cargo do artista português que, em novembro passado, foi distinguido com o prémio EMA para a categoria de “Best Portuguese Act” – DJ Overule. E para encerrar o evento, no dia 7 de outubro, as despedidas serão feitas ao som do set de Deejay Kamala, artista que celebra este ano 20 anos de carreira.

A programação completa do evento pode ser consultada aqui.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.