Lisboa Promove Festival Internacional De Literatura E De Língua Portuguesa – Lisboa Cinco L

Entre 5 e 10 de maio Lisboa vai ser palco da primeira edição do Festival Internacional de Literatura e de Língua Portuguesa — Lisboa Cinco L, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que pretende celebrar a Língua, os Livros, a Literatura, as Leituras e as Livrarias em Lisboa, e que vai ter como programador e coordenador o livreiro José Pinho.

O primeiro dia do festival coincide com a data escolhida pela UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ] para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que este ano se celebra pela primeira vez”.

A programação do festival vai abranger diversas expressões artísticas, e vai decorrer em diferentes espaços da Capital, desde bibliotecas a teatros municipais, como o Teatro Municipal São Luiz, cinemas, livrarias e cafés, entre outros, explica a CML em comunicado.

José Pinho é uma pessoa muito conhecida e de méritos comprovados no mundo dos livros e das livrarias, dos quais se destaca a criação do Folio — Festival Literário Internacional de Óbidos e Latitudes: Viagens e Viajantes, e a fundação da livraria Ler Devagar.

A realização de um encontro internacional de literatura e língua portuguesa em Lisboa partiu de uma proposta do PCP, que foi aprovada em reunião de câmara em setembro de 2018, foi aprovada em reunião privada do executivo com votos favoráveis do proponente, do BE e do PS, e a abstenção do CDS-PP e do PSD, que queriam o evento incluído na Feira do Livro.

Na proposta prevê-se que o “evento seja promovido em toda a cidade, em articulação com as escolas, universidades, freguesias e outros parceiros, envolvendo a população local e garantindo uma diversidade estética, diferenciação de géneros e distintos públicos, e ainda que seja assegurada a justa remuneração a todos os escritores, animadores culturais/declamadores e atores envolvidos.

O Festival Internacional de Literatura e de Língua Portuguesa é promovido pela Direção Municipal de Cultura, através da Divisão da Rede de Bibliotecas.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.