Lisboa Pré-Clássica um Porto Mediterrâneo no Litoral Atlântico recordada na Galeria Millenium

lxA Galeria Millennium, situada no número 96 da  Rua Augusta, em Lisboa, acolhe a partir de amanhã, 13 de março a exposição Lisboa Pré-Clássica, um Porto Mediterrâneo no Litoral Atlântico,  uma viagem às origens da cidade, quando colonizadores do Mediterrâneo Oriental navegaram até ao estuário do Tejo e legaram à cidade os primeiros vestígios urbanísticos, artefactos da vida quotidiana e outros relacionados  com as artes de navegar.

A mostra resulta da investigação que tem vindo a ser desenvolvida sobre a Idade do Ferro de Lisboa, e que tem revelado o carácter orientalizante da ocupação, com fortes relações com o Mediterrâneo Oriental. Os materiais arqueológicos encontrados em várias áreas da colina do Castelo e da Baixa Pombalina inscrevem-se num processo de colonização marítima, protagonizada por grupos humanos fenícios, muito especialmente tírios.

Esta reconstituição histórica compreende o acesso ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros e a visita às ruínas arqueológicas do NARC, onde se conservam os mais extraordinários vestígios urbanísticos da Idade do Ferro na cidade de Lisboa.

Lisboa Pré-Clássica, um Porto Mediterrâneo no Litoral Atlântico  tem o apoio da Direcção-Geral do Património Cultural, do Museu Nacional de Arqueologia e da EGEAC, Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.

A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até 31 de maio, de segunda a sábado, das 10h00 às 18h00.

Texto de Susana Sena Lopes

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.