Lisboa Participa Hoje Na Noite Das Ideias Com Eventos Na Fundação Gulbenkian

Lisboa participa hoje, pela primeira vez, na Noite das Ideias, uma iniciativa que decorre em várias cidades à escala global, este ano sob o mote “A imaginação ao Poder”, e que na Capital decorre na Fundação Gulbenkian.

A iniciativa este ano assinala os 50 anos passados sobre o Maio de 1968, com  o slogan “L’imagination au pouvoir – A Imaginação ao Poder” e apresenta uma programação variada que inclui muita animação, conferências, debates, performances e muitos convidados das áreas da política, economia, sociologia, tecnologia e ciência, literatura e das artes, a decorrer entre as 19h00 e as 00h00, com entrada livre.

Entre os nomes confirmados estão Eduardo Lourenço, Ricardo Araújo Pereira, Rui Vieira Nery, José Gil, o escritor David Machado, os coreógrafos e bailarinos, Sofia Dias e Vítor Ruiz; a jornalista Maria João Seixas; a investigadora Raquel Vaz Pinto, o sociólogo, Gustavo Cardoso; os arquitectos, Branca Gameiro Neves, Manuel Aires Mateus e Ana Tostões, o cartoonista político António Jorge Gonçalves; Dominique Wolton (especialista em comunicação), a socióloga Eve Chiapello o arquitecto Jacques Ferrier, o artista contemporâneo Xavier Veilhan, o filósofo Thierry Hoquet e a coreógrafa Magali Lanriot.

Durante a noite de hoje, também a exposição Do Outro Lado do Espelho, patente na galeria principal do edifício Sede, fará parte do programa.

A iniciativa foi lançada há três anos pelo Instituto Francês, em Paris e propõe anualmente às cidades participantes que criem a sua própria programação em torno do mesmo tema, procurando convidar aqueles que contribuem para trazer mais ideias para o seu campo – intelectuais, cientistas, artistas – a participar na discussão sobre os principais problemas do nosso tempo.

A Noite das Ideias decorre em simultâneo em mais de 50 países de todo o mundo, e é uma iniciativa em Portugal do Instituto Francês de Portugal e da Embaixada de França, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.