Prémio Urbano Tavares Rodrigues Atribuído a Lídia Jorge

lidia_jorgeO romance Os Memoráveis valeu a Lídia Jorge o Prémio Urbano Tavares Rodrigues, galardão instituído pela FENPROF e pelo Grupo SABSEG. A escolha da obra foi feita em unanimidade pelo júri composto por Teresa Martins Marques, José Manuel Mendes e Paulo Lucena.

De acordo com os jurados, o livro editado pela Leya-D.Quixote em 2014, “constitui uma assumida marca de cidadania ao trazer a Revolução de Abril de 1974 para as páginas de uma obra literária, cuja intensidade de linguagem e mestria narrativa conjugada por uma hábil técnica compositiva faz dela uma notável presença na literatura portuguesa contemporânea”.

O prémio tem o valor de 7500 euros e destina-se exclusivamente a obras publicadas por professores – no ativo ou não – no ano anterior à sua atribuição.

Autora de diversas obras, Lídia Jorge foi professora do Ensino Secundário, tendo publicado o sua primeiro livro, O Dia dos Prodígios, em 1980. A escritora já recebeu, entre outros, o Prémio PEN Clube, o Prémio Dom Dinis e o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia.

A sessão de entrega do Prémio Urbano Tavares Rodrigues acontecerá em data ainda a divulgar.

Texto de Alexandra Gil
Fotografia de Teresa Leal

Artigo anteriorSimone de Oliveira Celebra 58 Anos de Carreira no Teatro S. Luiz em Lisboa
Próximo artigoMuseu do Teatro Romano de Lisboa Reabriu Ao Público

Leave a Reply